Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

Seminário Bíblico em Volta Redonda/RJ

Seminário Bíblico em Volta Redonda/RJ
7 de setembro de 2010 Centro de Estudos Bíblicos
Seminário Bíblico em Volta Redonda/RJ

Sob o tema: Celebrando 30 anos de caminhada do CEBI. Que leitura os pobres fazem da Bíblia hoje? Quais as novas formas de ler a Palavra de Deus na atualidade? o CEBI/RJ organiza o Seminário Bíblico com o objetivo de oportunizar o debate sobre o papel da Leitura Popular da Bíblia como mediação que garanta a visibilidade de Deus em meio aos pobres como afirmação de uma sociedade includente e sustentável.

É necessário que os formadores da cultura bíblica e os agentes-militantes que trabalham na base a fé do povo, debatam o que fazer com esses novos meios tecnológicos (internet, blogs, twitter, orkut) a fim de criar, informar, conversar e fazer com que expandam e potencializem as relações entre as pessoas e a Palavra de Deus neste Século 21, amenizando o abismo tecnológico que nos impede de avançar. 

Essa iniciativa pioneira é resultado de uma aliança entre o CEBI-VR (Centro de Estudos Bíblicos de Volta Redonda) a Comissão Bíblica Diocesana na Região Pastoral de Volta Redonda e a GAEB (Grupo de Assessoria Bíblica da Área Pastoral Norte/Região Pastoral de VR) destaca-se por usar todas as hermenêuticas que ajudem o Povo a descobrir a presença da Palavra de Deus na vida. A partir das novas formas de se ler a bíblia na atualidade, tais como: a Leitura Bíblica na Perspectiva de Gênero, Étnica, a Ecológica, da Cidadania, da Espiritualidade, Popular, Orante.

A atividade tem como público alvo Escolas Bíblicas, Círculos Bíblicos, Grupos de Rua, de Evangelização, de Missões, Famílias, Base, Professores e Estudantes de Teologia, Movimentos Ecumênicos de Paz e Fraternidade, interessados em geral.

O evento acontece em Volta Redonda, no Centro Social Santa Cecília-Vila Santa Cecília nos dias 23 e 24 de Outubro de 2010 e conta com a presença de importantes intelectuais, ativistas e representantes do Movimento Bíblico na atualidade.

A programa é intensa e prevê painéis e oficinas temáticas.

Assessorias dos painéis:

  •  
    • Frei Carlos Mesters;
    • Dom Waldyr Calheiros de Novaes;
    • Prof.ª Tereza Cavalcante (PUC-RIO);
    • Darcy Guedes;
    • Jether Ramalho;
    • Pe. Paulo Quiquita (IDT-Instituto Diocesano de Teologia Mons. Barreto-Barra Mansa-RJ);
    • Pe.Luiz Rômulo Saloto (IDT-Instituto Diocesano de Teologia Mons. Barreto-Barra Mansa-RJ);
    • Prof.ª Sônia Maria da Silva (IDT-Instituto Diocesano de Teologia Mons. Barreto-Barra Mansa-RJ);
    • Pe. Juarez Sampaio – Movimento Resgate da Paz e a Tita-Biblista Popular da Baixada Fluminense.

 

Oficinas e respectivas assessorias:

1. Oficina Bíblica na Perspectiva da Espiritualidade do Corpo-Bibliodrama –  Prof.Roberval Lauro de Oliveira-CEBI-Barra do Piraí

2. Oficina Bíblica na Perspectiva de Gênero /Mulher –  Prof. Pedro Rodriguez-CEBI-RIO

3. Oficina Bíblica na Perspectiva de Espiritualidade/Ecumenismo – Neli de Almeida (Assessora Nacional de Espiritualidade do CEBI-Nacional)

4. Oficina Bíblica na Perspectiva dos Negros – Fabiano Romes-CEBI-RIO

5. Oficina Bíblica na Perspectiva da Hermenêutica e Leitura Popular da Bíblia – Felisbela Medeiros-CEBI-RIO

6. Oficina Bíblica na Perspectiva da História e Formação do Povo de Deus – Prof. José Luciano Carneiro-IDT/CEBI-VR

7. Oficina Bíblica na Perspectiva da Leitura Orante da Bíblia – Roberto Fernandes-CEBI-RIO

8. Oficina Bíblica na Perspectiva da Bíblia e Ecologia – Prof. José de Arimathéa Oliveira-Colégio Agrícola Nilo Peçanha – Pinheiral/RJ

Mais informações e inscrições com o CEBI-RJ:

[email protected]

[email protected]