CEBI em destaque

CEBI-GO: Escola Bíblica da Juventude ‘Formação das Comunidades e suas Revelações’

CEBI-GO: Escola Bíblica da Juventude 'Formação das Comunidades e suas Revelações'

Noite de sexta (21/08). Muitas/os deitam em suas camas pensando no próximo dia, o dia em que vai começar a III etapa da EBJ – Escola Bíblica para Jovens. O que nos espera? Será quem vêm todas/os? Quem vai nos assessorar? E muitos outros questionamentos…    

Amanhece sábado, sol brilha forte e já está alto. Todas/os acordam animadas/os, fazem seus últimos preparativos e partem para essa nossa nova experiência sobre a Bíblia e a vida de Jesus. Aos poucos, todas/os vão chegando. A galera vai se reencontrando, conversando, matando as saudades e se divertindo. Pode-se ver a animação, a motivação e a sede de conhecimento. Nem todas/os conseguiram vir dessa vez. Porém isso não nos desmotivou e nem desanimamos.

Depois que todas/os chegaram e daquela alegria do reencontro, finalmente começamos o evento esperado por tanto tempo. E a assessoria foi realizada nada mais nada menos que alguém já conhecido por todos/as nós: nosso amigo Pedro Caixeta, que depois das etapas passadas, dispensa apresentações.

Assim iniciamos nossos estudos para essa etapa sobre “Formação de Comunidades” na qual conseguimos ver e refletir sobre o que vem a ser as comunidades na época do Primeiro Testamento, do Segundo Testamento e na atualidade. O que é a comunidade para cada um de nós? Estudamos a diferença de Governo, Trabalho, Sociedade, Leis, Deus, Religião e Sacerdotes nos sistema dos Faraós e Tribal. Vimos a formação das “12 tribos” que na verdade não eram só doze.

Esse final de semana foi simplesmente de muitas revelações acerca de pequenas “mentiras” contadas a nós ao passar dos anos, desde que éramos crianças. Vocês sabiam que o mar não se abriu no meio para que os Hebreus passassem? Que na verdade não caiu maná do céu quando os Hebreus precisaram? Todas/os ficamos chocadas/os com isso. Aprendemos isso em casa, na catequese, e somente hoje, muitos anos depois, viemos descobrir outra perspectiva destes textos bíblicos, por traz daquelas palavras, estudando alguns mapas da região e refletindo bem o texto bíblico que relata os acontecimentos daquela época.

O dia passou tão rápido que nem vimos. Com brincadeiras, estudos, dinâmicas e bate-papo temáticos, quando percebemos já era noite. Todas/os se prepararam para a noite cultural, que desta vez foi a Festa das Tendas (festa esta que era realizada nos tempos antigos pelos povos que fugiram do Egito e que duravam sete dias). Lamentamos não ter sete dias para nossa III etapa de EBJ, porém dividimos a turma em sete tendas sendo elas: acolhida, palavra, poesia, música, dança, brincadeiras e partilha. Onde todos/as interagimos, escutamos a Palavra de Deus, fomos verdadeiras/os poetas de uma noite, cantamos e dançamos, nos divertimos com diversas brincadeiras e por fim partilhamos o pão, mas não um pão qualquer: um pão com salsicha, o famoso cachorro quente. A noite chegou ao fim e cada um foi para seu respectivo lar descansar.

Amanheceu domingo, nossa etapa estava quase chegando ao fim. E todas/os vieram pensativas/os com o que nos espera neste dia. Será que vamos ter outra grande surpresa, novas revelações? O que nos espera? Voltamos a estudar a formação das comunidades, um pouco da origem de Jesus e por fim desenvolvemos um pequeno teatro de acordo com algumas citações da Bíblia aplicada nos dias atuais.

Assim terminou nossa III etapa desta EBJ, com as/os participantes apreciando um excelente almoço feito por nossas fiéis cozinheiras de todas as etapas que tivemos e elas estavam lá para nos alimentar e se divertir com nossos amigos e compartilhar todas nossas experiências desse final de semana simplesmente incrível, mágico, divertido e revelador.

Partimos, para nossas casas, cansadas/os do final de semana de muito estudo e batalha, porém pensativos por tudo que aprendemos e como agimos perante nossa comunidade. Também fomos embora curiosos com o que nos espera para nossa IV e última etapa, contando os dias para o final dessa nossa EBJ.

 Por Ricardo Valim Ferreira
Fotos: Equipe de coordenação da EBJ

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×