CEBI em destaque

CEBI-GO De que Reformas as igrejas carecem atualmente?

No encontro do mês de setembro/2017, o Grupo de Vivência Ecumênica de Goiânia refletiu sobre as Reformas que as igrejas necessitam atualmente. Iracides Quixabeira, da igreja Batista e facilitadora do dia, ponderou que para se pensar sobre as reformas atuais, é necessário fazer uma breve contextualização do ambiente propício ao Movimento da Reforma, que culminou em 1517.

Feito isso, Iracides partilhou que, diante de tantas denominações cristãs e variados estilos de lideranças religiosas, parece não haver sentido falar em uma Reforma padronizada, mas em “Novas Reformas”. Ela diz:

contudo, se quisermos apontar caminhos para um reavivamento deste multifacetado cristianismo que vivenciamos, parece ser adequado partir da reafirmação dos cinco princípios defendidos pelo Movimento da Reforma”, sendo assim ressignificados:

Sola Scriptura: somente a Escritura encarnada. Sola Fide: somente a fé evidenciada pelas obras (Tiagao 2:17). Sola Gratia: somente a graça, pela cruz. Solus Christus: somente Cristo, caminho que dá acesso universal ao Pai. Soli Deo Gloria: Glória somente a Deus, de modo que nossa fé se torne conhecida pelas nossas obras de amor (e não pela igreja que congregamos).

A Pastora Patrícia Bauer (IECLB) adverte para não se fazer do princípio Solus Christus, a causa de fortalecimento das intolerâncias contra as religiões não cristãs, sobretudo as de matriz africana e indígena.

Iracides continua dizendo que mais do que olhar para a Reforma como algo estático, é importante observá-la como um Movimento. Tanto o é, que entre os seus princípios, consta esta declaração:

ECCLESIA REFORMATA ET SEMPER REFORMANDA EST”.

Ou seja, as igrejas precisam estar em reformas constantes. Para isso, precisam nutrir-se das Escrituras. Esse estar em Movimento, bebendo na fonte da Palavra Encarnada, aponta para os seguintes desafios:

  • Reforma como Movimento do clero para a comunidade. No centro da vida das igrejas deve estar a comunidade de fé e não “um poder” que controla e alimenta as igrejas e seus modos de ser (empoderamento da comunidade de fé).
  • Reforma como Movimento do dogma para a fé do dia a dia. A fé, a partir do encontro com a Palavra, deve ser discernida e afirmada na vivência comunitária. Todavia, alguns aspectos impactam fortemente a fé cotidiana e devem ser observados, pois as igrejas precisam reconhecer que estão transformando-se num espelho da sociedade e não em um espelho do Reino de Deus.

Entre estes aspectos, destacam-se como problemas a serem enfrentados:

  • A crença na supremacia branca (ainda vigente nas igrejas, mesmo que dissimulada). Essa crença legitima o descaso, a exclusão e o extermínio que o povo negro vive na sociedade.
  • A crença vigente na supremacia masculina. O desafio é a construção da mulher autônoma, o que implica ser ela mesma, em sua totalidade. Desse desafio decorrem outros, como a desconstrução da violência contra a mulher, seja esta violência doméstica ou não.
  • Descuido com a Natureza (modelo econômico que trata os recursos naturais como mercadoria e fonte de lucro). É preciso lembrar que Deus nos deu a missão de cuidar da Criação (Gn 2:15). E, a plenitude da Vida requer reconciliação com Deus, o próximo e a criação.
  • O desafio da unidade na diversidade, porque é o projeto de Deus em Jesus. Nenhum ramo do Cristianismo é uma expressão completa e inalterada do Evangelho.
  • O desafio de refletir sobre as questões relativas aos gêneros (população LGBT), a fim de romper com linguagens e posturas que reforçam preconceitos.

Por fim, Iracides assinala que “Novas Reformas” exigem mudanças constantes, as quais devem contribuir para que nos afastemos das incoerências entre discurso e práticas diárias que inviabilizam  nosso testemunho.

O encontro contou com a participação de sete pessoas. Sendo quatro mulheres e três homens. Do total, uma pessoa jovem.

Fonte: Grupo de Vivência Ecumênica/CEBI, 26/09/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×