CEBI em destaque

CEBI-SPI: Voltar à Galileia é voltar às origens do movimento de Jesus

CEBI-SPI: Voltar à Galileia é voltar às origens do movimento de Jesus

Conforme o relato de Mateus, ao encontrarem o túmulo vazio na madrugada da ressurreição, as mulheres escutam do próprio Jesus: “Vão anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão” (Mt 28,10). Voltar à Galileia foi a tônica inicial do encontro do CEBI de São José do Rio Preto, realizado no início de dezembro.

Pelo terceiro ano consecutivo, o CEBI se reúne com a comunidade católica (neste ano, também com a riqueza da presença de irmãos evangélicos). O grupo se debruçou sobre o evangelho de Mateus, buscando entender qual é a “Nova justiça do Reino de Deus”. 

A partir da leitura de Mateus 28,1-10, destacou-se que anúncio da ressurreição parte de pessoas excluídas, no caso as mulheres. Elas deverão seguir e partilhar essa ressurreição na periferia, no caso, na Galileia. Voltar a Galileia é voltar à origem do movimento de Jesus e voltar a uma região discriminada pelo povo do sul (como no Brasil, o sul e o sudeste discriminam o nordeste). 

 

A “família de Jesus” 

 

Ao estudar a genealogia de Jesus (Mateus 1,1-17), o grupo buscou respostas para duas perguntas: a) aparecem mulheres na relação de antepassados de Jesus? b) qual é a história delas?

Entre as quatro mulheres mencionadas (Tamar, Raabe, Rute e “aquela que foi mulher de Urias”) observou-se que todas são estrangeiras e todas viveram relações fora dos “padrões normais de família”. A quinta mulher é Maria, a mãe de Jesus, na mesma situação. O grupo se questionou, a partir disso, sobre os modelos de família: a origem de Jesus não tem a ver com a ideia de “família certinha”, aquela que deve se encaixar dentro de padrões impostos pelo meio social. 

Além disso, a origem estrangeira ou “misturada” de Jesus ajuda a questionar a postura daqueles que, ontem e hoje, insistem que “Jesus veio apenas para alguns”. Não por menos, nos relatos da infância de Mateus, os primeiros a visitar Jesus são estrangeiros, os magos do oriente (Mt 2,1-12).

 

Entre o império e o Reino: que projeto escolher? 

 

No domingo, o grupo tentou responder à questão “Quem é Jesus para a comunidade de Mateus”?. O “Mestre da Justiça”, que veio anunciar o Reino (não se trata de espaço geográfico, mas de um governo, um novo reinado), como Moisés fará o novo e definitivo êxodo. Na montanha proclamará a nova lei: as Bem Aventuranças. “Felizes aqueles e aquelas que têm fome e sede de justiça” (Mt 5,6).

A comunidade de Mateus, afinal, convida cada pessoa a comparar e a escolher: são dois projetos: o do Império, representado pelo banquete oferecido por Herodes, no palácio (Mt 14,1-12): e o do Reino, oferecido por Jesus no deserto (Mt 14,13-21). Quem escolher pelo projeto do Reino deve buscar orientações em Mt 18,1-22: é preciso viver em comunidade!

O encontro ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro/2014, em parceria com Paróquia Católica Nossa Senhora do Brasil, Bairro São Deocleciano, em São José do Rio Preto/SP. O encontro foi assessorado por Edmilson Schinelo, biblista popular/CEBI de Campo Grande/MS, e contou com a participação de 43 pessoas.

Agradecemos a todas e todos e avisamos: ano que vem tem mais! Abraço!

  Claudia Maria de Arruda (CEBI São José do Rio Preto)


situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×