CEBI em destaque

CEBI-SC comemora os 40 anos do CEBI com Seminário sobre Bíblia e Educação Popular

Celebrando os 40 anos da criação do CEBI, fortalecemos a nossa missão de continuar recriando o CEBI a cada dia. Foi nesse clima de alegria e compromisso que facilitadoras e facilitadores do CEBI/SC realizaram um seminário sobre Bíblia e Educação Popular nos dias 27 e 28 de julho, em Canoinhas/SC.

Lembramos que esse grupo tem a missão de contribuir na formação, animando a Leitura Popular da Bíblia nas Sub Regiões. A temática deste seminário vem de encontro à realidade que estamos vivendo no país. Nestes tempos de “noite escura”, faz-se necessário retomar a educação popular, as metodologias participativas, o trabalho de base. Queremos continuar fazendo da Leitura Popular da Bíblia uma ferramenta para a libertação.

Nesse sentido, Sirlei Gasparetto, mediadora desse seminário, fazia provocações muito contundentes:

“O CEBI tem que ser o primeiro a estar presente nas lutas do povo, animando os processos de libertação. Se não for assim, algo está errado. O CEBI tem a tarefa de interpretar a Bíblia para a libertação”.

Essas provocações nos empurram, cada vez mais, para a fonte que fez nascer o CEBI. Há 40 anos a inspiração de nossos “pais e mães do CEBI” era animar o povo das comunidades à luz da Bíblia, para enfrentar as dores da ditadura.

A Leitura Popular da Bíblia deve provocar a organização e a luta. A organização popular enraizada na vida leva o povo a buscar soluções. Dessa forma, vivendo esse tempo cruel na conjuntura brasileira, precisamos organizar a esperança, fortalecer a resistência, cuidar dos nossos quadros militantes, cuidar das pessoas, não soltar a mão de ninguém.

Na educação popular, o trabalho de base é imprescindível. O trabalho de base é uma paixão assumida por quem se entrega por um tesouro. Uma paixão que se entrega contra uma injustiça e se dispõe na construção da solidariedade. Apostar no trabalho de base exige vontade política, dedicação, conhecimento e vai criando estratégias para romper culturas autoritárias e criar protagonismos, fortalecendo a democratização do poder e do saber.

Paulo Freire, “Patrono da Educação”, esteve muito presente neste seminário, lembrando que “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar”.

Partilha de Valdir Miguel Tromm, do CEBI-SC.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×