CEBI em destaque

CEBI- REGIÃO AMAZÔNICA Formação debate a importância das mulheres na história de Israel

CEBI- REGIÃO AMAZÔNICA Formação debate a importância das mulheres na história de Israel
Nos dias 21, 22, 23 e 24 de abril de 2016, reuniu-se em Manaus o CEBI – Região Amazônica formado pelo estado do Amazonas e Roraima para mais um encontro de formação, com assessoria do diácono Jovane Silva, que também é membro do CEBI – Amazonas, com o tema: Mulheres que mudaram da História de Israel.
 
O estudo foi apresentado na forma de uma pesquisa bíblica, cujo objetivo era desmistificar que a Sagrada Escritura foi escrita de forma machista, levantando a ação das mulheres no primeiro e segundo Testamento, tendo como linha de reflexão a ação, reação, ruptura e resistência ao sistema em defesa da vida e a reconstrução do Projeto.

No primeiro momento, o assessor instigou o grupo com a seguinte pergunta: para você, a bíblia é machista?
A partir daí o assessor desenvolveu o tema realizando uma pesquisa bíblica, onde mostra o protagonismo das mulheres na mudança da história de Israel, iniciando com a história da escrava Agar (Gn. 16), e destacando a atuação de muitas mulheres na bíblia. A cada ação das mulheres, o assessor provocava o grupo com a preposição condicional: “se…” as mulheres não agissem, a história de Israel teria acontecido?
A exemplo dessa atuação das mulheres, o assessor ressaltou a história do grande libertador do povo de Israel, Moisés, destacando as mulheres que agiram em favor da vida:  a mãe e irmã de Moisés, a filha do Faraó e sua criada, as parteiras Será e Fua, a mulher que amamenta Moisés (Ex. 1,15-22), chegando até a ressurreição de Jesus, testemunhada Maria Madalena e um grupo de Mulheres (Lc. 24,9-10).
No segundo Testamento a pesquisa teve como pano de fundo a atuação das mulheres, sendo proposto como tema: As mulheres que influenciaram na vida e missão de Jesus e testemunharam a sua ressurreição (Lc. 24,1-12; Mt. 28,1-10; Jo. 10-1-18).
Na avaliação dos participantes, a pesquisa foi audaciosa, inovadora, criativa e deu abertura para se construir um novo paradigma, houve muita luz e evocou pontos críticos para maior aprofundamento, apontando critérios para avaliação das mulheres que ao longo da história foram condenadas e injustiçadas, além de mostrar que historicamente as mulheres romperam com as estruturas e resistiram, saindo do papel de coadjuvantes para protagonistas.
Portanto, as mulheres tiveram na sua ação, reação, ruptura e resistência corajosa, importância fundamental na mudança do processo de reconstrução da história de Israel e chegando à conclusão que o tema da pesquisa deveria ser mudado para: “Mulheres: Fonte de mudança da história de Israel".

Texto:
Rui Baraúna
Nilva Baraúna
Ir. Nilda Nair
    

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×