CEBI em destaque

CEBI Planalto Central: Por dentro dos escritos de Paulo

CEBI Planalto Central: Por dentro dos escritos de Paulo

Um mergulho na história e na cultura do mundo bíblico para entender a vida e a obra do apóstolo Paulo.

Assim foi a reunião que aconteceu em 23 de junho, em Brasília, assessorada por Edmilson Schinelo, sob coordenação do Centro de Estudos Bíblicos, que contou com a participação de 15 pessoas. Era mais uma etapa da da EBA – Escola Bíblica de Adultos, do CEBI.

Em um encontro dinâmica, a primeira reflexão foi acentuar a impressão dos participantes sobre pontos que admiravam e outros que mereciam mais luz e esclarecimentos a respeito dos escritos paulinos.

Depois que cada pessoa opinou sobre a admiração para com o personagem estudado, Edmilson contribuiu para desmistificar a tradicional ideia do apóstolo Paulo solitário, que escrevia de próprio punho as cartas. O apóstolo fez discípulos. As 13 cartas (se o livro de Hebreus for considerado somam-se 14) não foram redigidas somente por ele, mas em equipe. "Na verdade, Paulo vivia em comunidade e um grupo o ajuda a escrever. Portanto, a experiência foi coletiva", disse Edmilson.

Outra atividade bem produtiva foi analisar as fases da vida de Paulo. Do nascimento – na cidade de Tarso, à educação nobre que recebera na cultura judaica (farisaica), a conversão, as três viagens missionárias nas quais levou o Evangelho de Jesus Cristo aos povos fora da Palestina (à Itália e à Grécia) e a morte em Roma.

Para encerrar, debate acalorado sobre os polêmicos temas como a visão que o apóstolo tem das mulheres e os elogios que faz às que o ajudaram ministerialmente (Romanos 16), o papel feminino na igreja (1º Coríntios 14:34) e a sujeição ao marido (Efésios 5:22). Analisando com cuidado as cartas, percebe-se a presença feminina sempre constante durante o ministério paulino. Ele elogia o trabalho produtivo das mulheres e ressalta que as ama na comunhão da igreja. Uma atitude de mudança de paradigma para um homem que vivia em uma cultura patriarcal, onde as mulheres eram consideradas propriedade masculina.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×