CEBI em destaque

CEBI PE – O campo da Bíblia iluminando o campo da vida: projeto hortas e ervas.

Esta atividade foi uma experiência inovadora para a coordenação do CEBI de Pernambuco, uma vez que nunca se trabalhou com hortas, terra e água de forma tão prática.

Assim, esse trabalho nos proporcionou a oportunidade de unir os textos bíblicos que falam da terra, água, plantações e vida no campo com a experiência campesina em uma região, também, bastante castigada pelo sol e pela seca, que é o semiárido do Nordeste do Brasil, região onde se localiza a comunidade de Barrinhos, no município de Caruaru.

Foi implantada uma horta comunitária escolar, no projeto Mãe Morena (parceira do programa de horta e hervas), que trabalha com educação complementar com cerca de 130 crianças e adolescentes, o que proporcionou um incremento de hortaliças e legumes na alimentação destas crianças, e, mais 39 hortas domésticas, melhorando a segurança alimentar destas famílias e contribuindo com hábitos saudáveis. Cada família recebeu um kit básico de sementes, enxada, pá, ancinho, pazinha, transplantadeira, bem como carroças e pulverizadores, estes últimos de uso coletivo.

Além disso, foi construída uma pequena sementeira para as semeaduras indiretas, feitas em copos descartáveis reutilizados, o que facilita que a comunidade transporte as mudas para as suas casas.

Também realizamos oficinas de semeadura, defensivos agrícolas orgânicos e de leitura popular da Bíblia, bem como distribuímos uma cartilha sobre hortas domésticas orgânicas e visitamos os domicílios a fim de orientar a construção dos canteiros, semeadura e adubação.

Trabalhar nesta comunidade de Barrinhos, em uma região do semiárido que se encontra em constante desmatamento e processo de desertificação, não foi tarefa fácil. Com exceção dos meses mais amenos, é impossível ficar no sol entre 10 horas as 15 horas. Mas essas não era a única dificuldade. Barrinhos é uma comunidade dispersas, geograficamente e socialmente, com sérios problemas que vão do abuso infantil ao feminicídio, passando por roubos e assassinatos. Região que hoje vive menos da agricultura do que da Sulanca, como é denominada as confecções produzidas com mão de obra que se equipara à de trabalho escravo, mas, travestida de empreendedorismo. Por isso mesmo, o desafio do CEBI, nesta comunidade, é fincar raízes profundas, como a do avelós, para resistir diante da secura de água, do abandono e da violência e manter verde a esperança, depositada, principalmente na criançada que vive e frequenta a “pastoral”, como é conhecido localmente o projeto Mãe Morena.

Relembro que no primeiro encontro, contamos a parábola do semeador. Não foi uma leitura, pois temos muitas pessoas que não leem no grupo. Foi uma contação de história, uma narração da parábola daquele homem que sai a semear e algumas sementes caem na beira do caminho, outras nas pedras e mais outras nos espinhos. Essas não conseguiram sobreviver por diversos motivos: aves, falta d’água ou sufocada pelos espinhos. Mas outras sementes foram semeadas (caíram) em boa terra, em terra preparada pelas mãos calejadas de homens e mulheres que tem a sabedoria do campo, que conhecem os segredos da terra e das sementes. Essas sim, deram frutos um a cem, um a sessenta.

A primeira impressão que tive é que as pessoas não atinaram para aquela narrativa bíblica, talvez não soubesse que era da Bíblia ou nunca a tenham ouvido. O mais importante é que muitos/as aprenderam coisas novas, conheceram sementes novas, comeram folhas e frutos que nunca tinham experimentado, produzidos por suas próprias mãos, dando um a dez, um a cinquenta e um a cem.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×