Espiritualidades

Quaresma 2020 com o pastor Kinno Cerqueira – 24/03

TERÇA-FEIRA (24/03)

Hoje, vigésimo oitavo dia da Quaresma, a vida de Jesus é apresentada em Jo 5,1-16. A cena se passa ao redor de uma piscina que ficava nas proximidades do Templo de Jerusalém. Na época de Jesus, predominava a lenda segundo a qual, de tempos em tempos, um anjo descia à piscina e balançava as águas e que a primeira pessoa a mergulhar após o balanço das águas era curada de suas enfermidades. Por isso, ao redor da piscina ficava deitada grande multidão de doentes, aguardando a hora certa para mergulhar na piscina e obter a cura.

Ao passar por esse lugar, Jesus vê um homem que estava ali há trinta e oito anos e, dirigindo-se a ele, diz-lhe: “Queres ficar curado?” O homem responde dizendo que não há ninguém que o jogue na piscina quando a água é balançada. “Quando eu chego, outro desceu antes de mim”, conclui o doente. Jesus, então, diz-lhe: “Levanta-te, toma teu leito e anda”. Imediatamente, o homem ficou curado e, tomando o seu leito, andava normalmente. Diante disso, as autoridades religiosas passam a odiar Jesus e começam a tramar seu assassinato.

Nessa narrativa, pode-se enxergar uma contundente crítica ao individualismo religioso e à ideologia da meritocracia. Jesus denuncia a falsidade da fé que não gera solidariedade e da ideologia capitalista que prega o chavão: “Que vença o melhor!” Para Jesus, a desgraça de um resulta da injustiça de muitos, pois “amar a Deus no próximo” é a síntese da justiça divina.

Como essa narrativa ajuda-lhe a compreender o mundo? A que lhe chama Jesus?

Oremos! Jesus, ajude-me a superar o individualismo que me habita, a fim de que eu viva no amor. Amém.

Por pastor Kinno Cerqueira

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×