CEBI em destaque

CEBI-MS: Escola Bíblica da Juventude em Campo Grande trabalha ‘Formação do Povo de Deus’

CEBI-MS: Escola Bíblica da Juventude em Campo Grande trabalha ‘Formação do Povo de Deus’

‘Formação do Povo de Deus’ foi o tema trabalho na segunda etapa do módulo 1 da Escola Bíblica da Juventude (EBJ), nos dias 31 de maio e 1º de junho, no centro catequético da comunidade Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Campo Grande (MS).

Visto que todos os povos são povos de Deus, o grupo se dedicou ao estudo da formação de um povo de Deus, o povo de Israel-Palestina. Na oração inicial, as pessoas participantes refletiram e partilharam o texto de Êxodo 3,7-12, que trata sobre a missão de Moisés e mostra que Deus Javé viu a opressão do povo no Egito e desceu para libertar esse povo. É um Deus que conhece o povo, que caminha junto.

Depois, foi feita memória da etapa anterior e análise da “linha do tempo” da Bíblia, que mostra a caminhada do povo desde os Patriarcas até Jesus Cristo em paralelo com os dias de hoje. A saída do povo de Deus do Egito em busca da Terra Prometida também foi partilhada. Algumas dúvidas foram compartilhadas sobre a vida de Moisés, a história de Abrão, o princípio da criação, Adão e Eva e o fruto proibido.

O grupo também conheceu a estrutura dos livros do Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Números, Levítico e Deuteronômio). Foram analisados os textos de Gêneses capítulos 1 a 16 e Êxodo capítulos 9 a 21. Foi possível comparar as narrativas dos povos da época, conhecer as personagens e os lugares que ocupam.

Aprofundando um pouco mais sobre o livro do Êxodo, os/as participantes viram que ele foi escrito em várias etapas e épocas diferentes: saída do Egito, luta pela terra, identidade nacional, luta contra a idolatria, reforma de Josias, esperança no cativeiro, redação final. O livro do Êxodo demorou mais de um milênio para ficar pronto, o que mostra que a Bíblia não é um livro de história, mas um livro de fé.

Durante o encontro, a Criação também foi objeto de estudo, primeiramente com a leitura de dois relatos (Gênesis 1,1-2.4a e 2,4b-25), depois com o vídeo ‘A História das Origens’ e um debate sobre opressão no tempo do povo da Bíblia e hoje e explanação dos diferentes grupos da época complementaram a etapa.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×