CEBI em destaque

CEBI-MS: “Cidade grande, pra entender o teu mistério…”

“Cidade grande, moça bela

Tu tens o cheiro da ilusão

Quem passou na tua janela

Já conheceu a solidão.”

 

Com os versos de Petrucio Amorim, Pastora Odja Barros, diretora adjunta do CEBI, iniciou suas reflexões no seminário de aprofundamento do CEBI-MS.

O encontro se realiza entre os dias 24 e 26 de agosto, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e reúne 42 pessoas de diversas cidades do Estado. Também participam do Seminário integrantes do CEBI-MT e do CEBI-GO. O mundo urbano à luz de Paulo é o tema do encontro. Entender a mentalidade urbana, mais do que vida na cidade é o desejo do grupo.

Na celebração de abertura, o grupo foi convidado entrar na casa a pisar o chão – a Mãe Terra também está na cidade. Os quatro elementos – terra, água, fogo e ar servem de pano de fundo para a espiritualidade do encontro, uma vez que, tanto quanto no campo,  marcam a espiritualidade do mundo urbano e sua vivência com a natureza.

Assim como Paulo fez leituras da situação das comunidades de Corinto a partir do olhar apresentado pelas pessoas da casa de Cloé (1Cor 1,11) ou a partir daquilo que lhe foi informado por carta (1Cor 7,1), também temos olhares parciais sobre o mundo urbano. “O desafio é superar a parcialidade apenas negativa”, afirmou a assessora.

A cidade é liberdade para inventar as vidas

Lembrando as reflexões de José Comblin, Pastora Odja ajuda o grupo a se perguntar pelas verdadeiras motivações que levam as pessoas e grupos a buscar a cidade.  Para além da busca de emprego, de oportunidades de estudo, lazer e conforto, há outras motivações, tanto quanto reais: a cidade é espetáculo, mas também liberta das dependências tradicionais e é liberdade para inventar as vidas.

Descobrir a cidade como grande possibilidade de vivência e construção do Reino de Deus é o desafio urgente para que se faça uma adequada Leitura Popular da Bíblia. Pode-se reforçar um modelo de cidade funcional e materialista, ou um modelo de cidade como centro de poder. Entretanto podemos enxergar a cidade como centro de relações.

O grupo também avalia que a mentalidade urbana ameaça muito mais os modelos tradicionais de igreja. Por essa razão, as igrejas protestantes históricas e a igreja católica insistiram tanto em manter uma leitura romantizada do campo e um discurso. Ao mesmo tempo são as que encontram maior dificuldade em “manter seu publico”. Na linguagem do mercado, esta visão tradicional não consegue mais a “fidelização da clientela”

 Como Paulo e sua equipe missionária, o encontro nos convida a fazer da cidade um caminho diferente por causa do Evangelho.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×