O grupo do CEBI MARINGÁ realizou neste último domingo mais uma etapa da Escola Bíblica que iniciou em meados de 2018. Nesta etapa, assessorada por Wania Scarpetto (coordenadora do CEBI PR), o tema motivador foi o profetismo antes e durante o exílio, um período na história do povo de Israel muito rico em sua produção literária, onde o povo se lançou em profunda reflexão na busca de reestabelecer a memória e a Aliança com o Deus YHWH.
Ao longo dos encontros, pudemos retomar a importância dos Profetas, como foram colocados na bíblia e sua missão de denunciar, anunciar e dar esperança ao Povo que, sem ouvir os Profetas e abandonando as Leis de Javé para acreditar em outros deuses, perde tudo e é exilado para a Babilônia. Lá choram, gemem, são explorados e impedidos de voltar à Terra Prometida.
Em nossa reflexão, trouxemos presente as situações de injustiça, de dor, sofrimento, angústia, solidão pelas quais o Povo de Deus passa hoje. O sangue derramado na terra, lembra as feridas pelo rompimento da Aliança e o sangue derramado na luta pelos direitos e de tantas vidas ceifadas pela violência instalada no país.
Assim, em nosso contexto social, em meio a tantas injustiças e desesperanças, Javé nos encoraja a sermos “luzes” e nos dá essa missão de:
DENUNCIAR, ANUNCIAR e levar ESPERANÇA!
Em meio ao sofrimento, o Profeta Ezequiel lembra as palavras de Javé dizendo aos ossos secos: “colocarei em vocês o meu espírito, e vocês reviverão.” ( Ez 37,14)
“Tu Javé, és o nosso pai. Nós somos a argila e tu és o nosso oleiro, todos nós somos obras das tuas mãos” (Is 64,8)
–
Partilha de Wania Scarpetto.