Notícias

As veias amputadas da América Latina

por Marcelo Barros*

O que adianta a ONU consagrar a cada ano o 20 de fevereiro como dia mundial da justiça social se aceita que a desigualdade social e econômica seja cada vez mais escandalosa e brutal? Não é possível se esperar justiça social em um mundo no qual 60 famílias possuem o equivalente à renda de mais de três bilhões de pessoas, isso é, a metade de toda a população mundial. Na América Latina, na primeira década desse século, alguns governos progressistas e mais ligados aos pobres conseguiram diminuir a pobreza e reduzir a desigualdade social. Na segunda metade dessa década, por eleições mais ou menos democráticas, ou através de golpes de Estado, o Império e seus aliados conseguiram retomar o poder no continente. A partir de então, todos os índices sociais se agravaram com o aumento da pobreza e da desigualdade social.

Há nove anos, em Caracas, o presidente Hugo Chávez fundava a CELAC, Comunidade de Estados da América Latina e Caribe. Era uma comunidade de 33 países independentes. A CELAC representa quase 600 milhões de pessoas, habitantes da América Latina e Caribe. Ali se discutiam os problemas que afetam o mundo e especificamente a América Latina e Caribe. Integrava-se com outros organismos como a ALBA (Aliança Bolivariana Latino-americana) para a integração econômica dos países e a UNASUL, União das Nações da América do Sul. A primeira providência dos novos governantes de direita, assim que assumiram o poder no Paraguai, no Brasil, na Argentina, no Equador e em outros países, foi esvaziar e destruir os organismos de integração continental para retomar a relação de dependência e subserviência ao patrão imperial.

A eles pouco importa que a pobreza extrema atinja atualmente quase 10% da população latino-americana e chegue a quase 20% no Caribe. O Haiti continua o país mais pobre do continente e é um dos dois mais empobrecidos e explorados do mundo. Além disso, apesar de que o continente tem uma das maiores quantidades de terras cultiváveis e férteis do planeta, atualmente serve como palco de imensa destruição da natureza, provocada pelas empresas de mineração. Afinal, 65% das reservas de todo o lítio do mundo estão na Bolívia e Peru, assim como as maiores reservas de estanho. O Brasil guarda uma das mais ricas reservas de ferro, o Chile é um imenso depósito de cobre.

O México tem 42% das minas de prata do mundo. Mas, embora não sejamos de nenhum modo favoráveis à destruição dos territórios para fins de mineração, o pior ainda é que tudo isso está servindo apenas para enriquecer empresas multinacionais e uma pequena elite que delas se beneficiam. Não resultam de modo algum em melhoria de vida para a população do país, menos ainda para os trabalhadores explorados nessas minas. Acima de tudo, é catastrófica a destruição das florestas, terras férteis e rios que abastecem de água regiões inteiras do país. No dia 25 de janeiro, o rompimento da barragem de dejetos da Vale do Rio Doce em Brumadinho, MG, nada teve de acidente. Era uma tragédia prevista e anunciada. Apesar de saber dos riscos, a empresa preferiu ganhar dinheiro sobre a destruição de toda a natureza em uma imensa região afetada e a perda de centenas de vidas humanas.

Há décadas, Eduardo Galeano escreveu “As veias abertas da América Latina” para denunciar a situação de exploração da terra e dos povos do continente, assim como a dependência que mantínhamos em relação aos impérios do mundo. Atualmente, com a atual investida do Império, a dominação das empresas multinacionais que ditam as leis do mercado e governos que não representam as maiorias da população, as veias da América Latina continuam abertas e sangrando. Mais do que isso: estão sendo objeto de verdadeiro processo de vampirização, bem simbolizado nos antigos filmes de terror.

Nossa única esperança é que a própria sociedade civil e as suas organizações sociais se unam e articulem em uma ação cidadã para velar por estruturas mais justas. É urgente a consolidação de processos que fortaleçam a articulação das diversas categorias de trabalhadores/as, em vista de uma forma nova e alternativa de organização social e de democracia participativa.

Nas Igrejas cristãs, apesar dos setores que, em nome de Deus, se aliam à direita e aos que oprimem os pobres, a palavra de Jesus no evangelho continua ecoando e provocando mudanças: “O sopro divino veio sobre mim e me envia a anunciar a libertação de todas as pessoas oprimidas” (Lc 4, 14ss). A luta pela justiça social só se dará de verdade a partir da libertação que, como afirmaram os bispos católicos em Medellín (1968) é “libertação de cada pessoa humana em todas as suas dimensões pessoais e libertação de toda a humanidade” (Med. 5, 15).

Publicado originalmente no blog do autor.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×