Nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2020 aconteceu em Goiânia-GO a primeira etapa da Escola Bíblica de Crianças e Adolescentes. Esse projeto de formação é realizado mediante parceria entre o Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC) e o CEBI (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos).
O objetivo dessa modalidade formativa não é necessariamente estudar Bíblia com as crianças/adolescentes, mas oferecer um espaço para que elas, na condição de crianças, vivenciem o amor de Deus na história da humanidade, em comunhão e respeito com toda a criação. Outro objetivo é contribuir para que a criança seja reconhecida como gente capaz de participar e atuar nos espaços sociais e eclesiais em que vive.
No final da primeira etapa fez-se a seguinte pergunta às crianças: “O que vocês acharam da Escola Bíblica?”. Seguem as impressões de algumas crianças:
“Foi muito legal porque aqui é muito divertido e tem muita alegria. A gente se diverte, brinca toda hora, vê filme; a gente desenha, dança, canta e vocês cuidam de nós; dá comida pra nós e deixa a gente brincar no parquinho” (Hérica, 5 anos).
“Foi bom porque teve muita coisa boa: pintar, ler, fazer desenho, mexer com argila…” (Wellington, 8 anos).
“Muito bom porque eu conheci pessoas novas, fiz várias atividades e brinquei” (Jordana, 11 anos).
“Foi bom porque tivemos brincadeiras, aprendemos sobre Deus e modelamos a criação de Deus” (Ruan, 10 anos).
“Eu gostei porque a gente modelou com argila, fez apresentação, brincou, dançou e louvou” (yuri, 8 anos).
“Eu gostei porque a gente aprendeu sobre Deus. Gostei de tudo: dos amigos, da argila, das brincadeiras e das danças” (Mirelly, 10 anos).
“Foi bom porque nós brincamos com argila, desenhamos, fizemos dinâmicas” (Paulo César, 9 anos).
“Foi muito legal porque a gente brincou, cantou, fez argila; a gente fez várias coisas” (Nathalia, 10 anos).
“Foi muito bom porque passou vários ensinamentos e a gente teve várias brincadeiras. Eu gostei dos versículos e das frases bíblicas. Gostei também do texto sobre a criação e o tempo que ele foi escrito. Gostei dos trabalhos em grupo” (Talita, 12 anos).
“Achei legal porque nós fazemos mais amigos e entramos mais no caminho de Deus” (Luís Eduardo, 11 anos).
“Eu gostei muito porque aqui tem muita coisa legal. Tem argila, têm brincadeiras; a gente estuda a Bíblia; a gente faz grupo de pessoas que salvaram o mundo…” (Henrique, 8 anos).
Essa etapa contou com a participação de 35 pessoas, assim totalizadas: 21 crianças, sendo 12 meninas e 9 meninos; 5 jovens (mulheres) remanescentes das Escolas Bíblicas de Crianças e Adolescentes anteriores e, por fim, 9 pessoas adultas que articulam a realização do processo formativo e acompanham encontros semanais com as crianças/adolescentes no decorrer da Escola Bíblica.
Equipe organizadora – MAC/CEBI – Goiânia, 09/02/2020.