Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Reflexão do Evangelho: Nada pode detê-lo

Reflexão do Evangelho: Nada pode detê-lo
3 de abril de 2020 Zwei Arts

Leia a reflexão sobre Mateus 26,1-27,66, texto de José Antonio Pagola.

Boa leitura!

A execução do Batista não foi algo casual. Segundo uma ideia muito disseminada pelo povo judeu, o destino que espera o profeta é a incompreensão, a rejeição e, em muitos casos, a morte. Provavelmente, Jesus contou desde muito cedo com a possibilidade de um final violento.

Mas Jesus não foi um suicida. Tampouco procurava o martírio. Nunca quis o sofrimento nem para Ele nem para ninguém. Dedicou sua vida a combater a doença, as injustiças, a marginalização ou o desespero. Viveu entregue a “procurar o reino de Deus e sua justiça”: esse mundo mais digno e ditoso para todos que procuram seu Pai.

Se Jesus aceita a perseguição e o martírio, é por fidelidade a esse projeto de Deus, que não quer ver sofrer os seus filhos e suas filhas. Por isso, não corre para a morte, mas tampouco desiste e volta atrás. Não foge diante das ameaças, tampouco modifica sua mensagem nem se desdiz das suas afirmações na defesa dos últimos.

Seria fácil evitar a execução. Bastaria calar-se e não insistir no que poderia irritar o templo ou o palácio do prefeito romano. Não o fez. Seguiu seu caminho. Preferiu ser executado a trair sua consciência e ser infiel ao projeto de Deus, seu Pai.

Aprendeu a viver num clima de insegurança, conflitos e acusações. Dia a dia, foi-se reafirmando na sua missão e continuou anunciando com clareza sua mensagem. Atreveu-se a difundir não só nas aldeias retiradas da Galileia, mas nos arredores perigosos do templo. Nada o deteve.

Morrerá fiel ao Deus em quem sempre confiou. Continuará acolhendo a todos, inclusive a pecadores e indesejáveis. Se ao fim é rejeitado, morrerá como um “excluído”, mas com sua morte confirmará o que foi toda sua vida: confiança total num Deus que não rejeita nem exclui ninguém do seu perdão.

Continuará a procurar o reino de Deus e sua justiça, identificando-se com os mais pobres e desprezados. Se um dia o executam no suplício da cruz, reservada para escravos, morrerá como o mais pobre e desprezado, mas com sua morte selará para sempre sua fé num Deus que quer a salvação do ser humano de tudo o que o escraviza.

Como seguidores de Jesus, descobrimos o Mistério último de Deus encarnado no seu amor e entrega extrema ao ser humano. No amor desse crucificado está Deus mesmo identificado com todos os que sofrem, gritando contra todas as injustiças e perdoando os verdugos de todos os tempos. Neste Deus pode-se acreditar ou não, mas não é possível zombar dele. Nele, nós cristãos confiamos. Nada o deterá no seu empenho de salvar seus filhos e filhas.

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya

slot online judi bola terpercaya slot online terpercaya judi bola prediksi parlay hari ini