CEBI em destaque

CEBI Centro-Oeste: Que bom beber da água de outro poço!

CEBI Centro-Oeste: Que bom beber da água de outro poço!

Nos dias 24 e 25 de maio, ocorreu em Campo Grande/MS, o encontro das coordenações estaduais do CEBI da Região Centro-Oeste, já em preparação a 20ª Assembleia Nacional do CEBI. O evento contou com a participação de 18 pessoas de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Dos estados quem compõem a região, Rondônia não pode estar presente, mas segue acompanhando o processo.

O grupo refletiu sobre o tema e lema da Assembleia: Dá-me de beber! – Nossas sedes e nossas águas. O grupo também conversou sobre PMA (Planejamento, Monitoramento e Avaliação).

As águas da diferença me ameaçam ou me convidam ao desafio?

Pastora Odja Barros (Alagoas), integrante da Direção Nacional, motivou a reflexão sobre Jo 4. Além de destacar as presenças de Jesus, da mulher e dos discípulos no texto bíblico, chamou a atenção para elementos fundamentais: a sede, o poço e o encontro. Odja lembrou que, “tal como aconteceu com Jesus, nossas sedes devem nos conduzir a outros poços! Não devemos nos limitar apenas à nossa água. A maioria das instituições religiosas tem a tendência de afirmar a seu grupo de seguidores/as que a sua fonte é suficiente para matar todas as sedes. Mas sabemos que não é assim, o espírito não cabe em um único poço.”

Odja ainda lembrou que “não podemos nos esquecer de que a informação sobre o poço do outro sempre nos chega de forma distorcida. Vai chegar um tempo (e está chegando!) onde Deus será adorado em espírito (que é vento, e sopra onde quer!). A adoração em espírito e verdade não pode se restringir a um espaço institucional, pois o divino é muito maior”.  Odja concluiu sua reflexão com uma pergunta provocadora: “As águas da diferença me ameaçam ou me convidam ao desafio?”

Preparando a Assembleia Nacional e entendendo o PMA

Edmilson Schinelo, Secretário de Articulação, fez um breve histórico das Assembleias Nacionais realizadas pelo CEBI desde 1994 (últimos 20 anos). Em seguida, motivou o grupo a conversar sobre os eixos escolhidos para o triênio de 2013- 2015, avaliando de que forma os mesmos foram assumidos pelos estados da Região Centro-Oeste. O resumo da avaliação será disponibilizado em breve.

Múria Carrijo (GO) e Luciene Ortega (MS) expuseram ao grupo como vem se dando o processo de capacitação em PMA (Planejamento, Monitoramento e Avaliação), desenvolvido pelo CEBI junto ao Conselho Nacional, às secretarias e com a Equipe de Planejamento, formada por duas pessoas de cada região. De forma atrativa, mostraram ao grupo a importância do PMA, falaram do papel da Equipe de Planejamento e ajudaram na realização de exercícios práticos.   

Como avaliação, o grupo definiu como “águas potáveis”: o reencontro, o (re)encantamento, o reconhecimento da escassez de nossas águas, a nova estrutura organizacional do CEBI. Já como “águas turvas ou lamas”: algumas perguntas (confusas) enviadas do Roteiro em preparação à 20ª Assembleia Nacional do CEBI e o desencanto com o projeto, por parte de muitas pessoas e grupos. Além do cuidado com o/a outro/a, com projetos ligados à vida, os/as representantes dos estados presentes saíram com mais sede para serem levados/as às fontes, onde o Espírito convoca  a romper barreiras.

 

Amarildo Monteiro

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×