CEBI Colunistas

Qual é o maior mandamento da lei? [Fábio Antunes do Nascimento]

Leia o artigo enviado pelo Pe. Fábio Nascimento, agente de Pastoral, mestrando em Teologia Pastoral, Presbitero Diocesano e colunista do CEBI.

Boa meditação!

A introdução do Evangelho apresenta a intenção dos fariseus ao fazer uma pergunta a Jesus. Não se trata de buscar uma resposta, mas a intenção capciosa de colocar Jesus numa situação difícil. Afinal de contas, os letrados mestres da Lei e fariseus conheciam muito bem a resposta. Como profundos conhecedores da Sagrada Escritura eles sabiam que a síntese de toda a lei e dos Profetas é o mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Amar com todo entendimento

Os mestres da Lei e fariseus tinham uma profunda devoção pelas Escrituras. Desde muito cedo, na infância, eram preparados para conhecer toda a lei e os profetas. Seu método de ensino baseava-se na memorização, assim o nível de excelência de conhecimento para um mestre da Lei judeu estava em sua capacidade de recitar trechos da Lei e dos Profetas. A prática de Jesus e sua vivência da lei vai representar o largo caminho que os entendidos do judaísmo não alcançarão percorrer: passar da letra para a vida, do entendimento para o coração e a alma.

Amar com todo o coração

Jesus recebeu a instrução religiosa sobre a Lei e os profetas, mas a compreensão que Jesus teve dessa lei não se restringiu a uma teoria, ou seja, só um entendimento ou conceito. Sua ideia das letras da lei, a partir da experiência da vida do seu povo e sua profunda comunhão com o Pai, permitiram a Jesus entender o sentido mais profundo da lei em seu coração.

Como Deus mesmo quis que a aliança fosse recordada: que estivesse escrita não em tábuas, mas no próprio coração… Amar a Deus com todo o coração significa sentir no próprio coração os sentimentos de Deus. Para os judeus o coração é o centro das decisões humanas, ou seja, quando dizemos que Jesus ama a Deus com todo seu coração, dizemos que Jesus faz tudo como os mesmos sentimentos e vontades de Deus.

Amar a Deus com toda a tua alma

A alma coincide com o espírito que é o que anima, o que move a pessoa. Quando dizemos que devemos amar a Deus com toda a alma, significa que todas as nossas ações devem ser um reflexo do próprio Deus, é o próprio espírito de Deus que nos guia.

“Não oprima nem maltrate o estrangeiro por quê também fostes estrangeiro no Egito. Em verdade todos somos estrangeiros” (Êxodo 22,20). Nesse Versículo da primeira leitura encontramos uma das maneiras de concretizar a lei de Deus expressando que ela está no nosso coração e em nossa alma.

Acolher, não maltratar, assistir e amar o estrangeiro é cumprir a lei de Deus. Nesse sentido, o estrangeiro representa a categoria de pessoa marginalizada, que hoje poderíamos aplicar a tantas categorias de pessoas que estão abandonadas ou excluídas.

Pensemos, por exemplo, nos/as migrantes e refugiados/as, os/as homossexuais, nos/as moradores de rua, nos homens e mulheres prostituídos e traficados, e os/as escravizados/as. Esses e tantos outros são o próximo a quem a lei ordena que amemos como a nós mesmos.

Quão longe estamos de cumprir a lei? Ao que parece, estamos distante, pois o cenário que vemos é de crescimento de fundamentalismos religiosos, preconceitos de gênero, racismo, segregação social, de defesa de armamentos e penas de morte.

Quem diz amar a Deus mas não vê e não ama o irmão, é mentiroso.

Fonte: Texto de Fabio Antunes do Nascimento, enviado por email, 27/10/2017. As opiniões e ideias expostas são de responsabilidade do autor.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×