CEBI Colunistas

Fé, salvação e amor libertário

Confira o artigo escrito por Marcos Aurélio dos Santos.

Boa leitura!

Aos cristãos, sempre se ensinou que Jesus Cristo veio para nos salvar. Ele é o Salvador.

Mas qual é o conteúdo desta confissão de fé?

As palavras se repetem ao longo dos séculos, mas a carga semântica não foi sempre a mesma. Houve períodos longos nos quais em nome da salvação e de Jesus Salvador educaram-se os cristãos à passividade diante de uma ordem estabelecida, evidentemente injusta. Os cristãos ocultaram e ocultaram-se ao autêntico rosto de Deus, transformando-o em força conservadora de realidades sociais opressivas. E mais: do renascimento até os últimos anos, todos os movimentos progressistas e revolucionários tiveram a igreja como adversária, aliada com as forças de conservação, da reação e, às vezes, da repressão. O mundo moderno cresceu sem a igreja, apesar dela.

(Trecho do capítulo 7 do livro, “Teologia para o homem crítico”do teólogo Italiano Guisppe Staccone, Editora Vozes. Primeira edição em 1986.).

O texto de Staccone nos faz repensar o conceito tradicional-fundamentalista quanto a salvação. Certamente este não deve se deter a uma visão dicotômica-alienante, restrita apenas a “salvação de almas”. Esta definição nos leva a um reducionismo.” Se faz necessário um olhar histórico-crítico para perceber a necessidade de uma nova leitura da bíblia e reflexão dessa confissão de fé, e, principalmente para desconstruir a dicotomia entre salvação eterna e compromisso com a justiça, na luta sócio-política por uma sociedade igualitária e fraterna.

De fato, não há Evangelho se a igreja não buscar um engajamento verdadeiro na opção pelos pobres. Isto porque lutar ao lado dos pobres foi uma ação que esteve presente na vida e ministério de ministério de Jesus de Nazaré, base da igreja, no qual em seu nome se proclama a salvação de tudo. O testemunho do novo testamento nos dá base robusta para esta afirmação no qual é encontrado nos feitos da vida de Jesus e seus discípulos a parir da periferia de Jerusalém, a Galileia. Lucas por exemplo escreveu qual foi o proposito pelo qual Jesus foi ungido:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos (Lucas 4:18).

Esta salvação implica seriamente em uma libertação do homem e do sistemas de opressão nas grandes estruturas de poder dominante, e, não somente na salvação individual do homem e da mulher. Nossa fé deve enxergar não somente o céu, mas o aqui e agora a partir do contexto onde estamos com suas implicações econômicas, sociais, políticas e culturais, em especial no contexto Latino-americano com sua desigualdade social gritante que oprime os mais pobres. Como disse Jesus em Lucas citado acima, essa missão é libertadora que tem como protagonista principal o oprimido.

Como bem afirma Staccone, a igreja latino-americana se escondeu de sua missão de ser sal e luz para o mundo, preferindo calar-se diante das injustiças praticadas em todas as suas formas. Contentou-se a prestar serviço não às pessoas por meio de um engajamento político nas lutas libertárias de nosso povo Latino, mas ao fundamentalismo e conservadorismo dominante, aliando-se as propostas neoliberais de opressão que sem piedade tem buscado destruir a dignidade e esperança dos pobres.

Contudo há esperança. Nas últimas décadas vem se construindo novas teologias progressistas que tem levado a igreja a repensar a leitura da bíblia na busca por respostas concretas para os desafios atuais, a partir do evangelho de Jesus de Nazaré. Teologias libertárias, da práxis, que caminham com o povo em busca de um novo horizonte para a fé cristã em um mundo desigual e injusto. Um novo desafio para a igreja que por muitos anos se esqueceu dos pobres. Urge resgatar a profecia, unir-se em amor libertário pela causa do Evangelho.

“Se a Igreja se esquece da opção pelos pobres, esqueceu o Evangelho.” (Dom Pedro Casaldália, Profeta Latino-Americano).

Fonte: Texto de Marcos Aurélio dos Santos, colunista do site do CEBI. Publicado em Blog Vida e Missão.

????‍???? Recomendamos:
????A Reforma e a leitura da Bíblia
????Em Memória Delas
????Re-imaginando a Trindade

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×