Bíblia

A oração de Jesus

via IHU Online*

Certo dia, Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. 

Então Jesus perguntou: Quem dizem as multidões que eu sou?.

Eles responderam: Alguns dizem que tu és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que tu és algum dos antigos profetas que ressuscitou.

Jesus perguntou: E vocês, quem dizem que eu sou?

Pedro respondeu: O Messias de Deus. Então Jesus proibiu severamente que eles contassem isso a alguém. E acrescentou: O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar no terceiro dia.

Depois Jesus disse a todos: Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim, esse a salvará.

Leitura do Evangelho de Evangelho de Lucas 9, 18-24. (Correspondente ao 12º Domingo do tempo Comum, ciclo C do Ano Litúrgico).

O Comentário é de Ana Maria Casarotti, Missionária de Cristo Ressuscitado.

Ouça a Leitura do Evangelho no site do IHU!

 

A oração de Jesus

Como já mencionamos em outras oportunidades, é típico do evangelho de Lucas apresentar Jesus em oração.

Sim, o evangelista gosta de mostrar à sua comunidade a vida orante de Jesus de Nazaré, sua intimidade com o Pai, que busca espaços concretos de encontro com Ele.

É o caso da perícope de hoje: “Certo dia, Jesus estava rezando num lugar retirado”, e por mais que a oração seja uma experiência pessoal, o evangelho nos mostra sua dimensão comunitária: “os discípulos estavam com ele”.

Foi nesse estar com Jesus, olhar como ele rezava, se relacionava com o Pai, que os discípulos sentiram o desejo de participar de sua oração, de rezar com e como Ele: “Senhor ensina-nos a rezar” (Lc 11, 1b).

Pode ser essa nossa petição enquanto refletimos este evangelho: “Senhor ensina-nos a rezar?”, e porque não ser esta oração o “mantra”, a nossa “música de fundo” ao longo de toda esta semana?

Olhando para Jesus e seus discípulos/as, descobrimos que o jeito que ele teve para despertar neles/as a vontade de rezar, foi ele mesmo fazer a experiência da oração, ele mesmo rezar!

Destacamos aqui a força do testemunho. Hoje em dia as pessoas, os/as jovens vão querer rezar ao Deus de Jesus, se conhecerem cristãos/ãs que gostem de rezar. As crianças vão querer conhecer e “falar” com “Papai do céu” se encontrarem em sua família, pais, irmãos/ãs que vivem com naturalidade a relação com Deus.

A oração é uma experiência de comunhão, de relação com Deus, a quem Jesus chama de Pai. Por isso, quando os/as discípulos/as pedem que Ele lhes ensine a rezar, sua resposta é apresentar-lhes ao Pai e seu projeto de vida.

Foi o que depois a comunidade cristã traduziu na oração do Pai-Nosso. Mas é importante entender que ela não é uma “fórmula” de oração, mas a expressão que condensa um estilo de vida marcada pela relação com Deus Pai e seus filhos e filhas. É a oração do Reino de Deus.

Quando rezamos, o que fazemos? Relacionamos-nos com o Outro, ou repetimos frases de cor?

Continuando com o texto de hoje, o evangelista nos surpreende com a pergunta de Jesus: “Quem dizem as multidões que eu sou?”. Mas, podemos nos perguntar: que tem isso a ver com o momento de oração que foi apresentado antes na perícope?

Tem tudo a ver! A oração como relação com Jesus, com Deus, é um instante de diálogo, no qual Jesus se dá a conhecer, fala-nos ao coração, e como amigo se apresenta dia a dia.

A oração assim entendida não é só um momento do dia, estende-se a todo o dia, a oração é o coração da amizade com Jesus que cresce e se desenvolve no seguimento.

Por isso, a resposta que Pedro dá é, sem dúvida, fruto de todo um tempo de convivência com Jesus, e nesse estar com ele (isso é a oração) descobriu, por obra do Espírito quem ele era: “O Messias de Deus”.

As palavras que Lucas coloca nos lábios de Jesus são um chamado de atenção à comunidade para não parar na sua caminhada atrás dos passos do Mestre.

Outra ideia forte no evangelho de Lucas é a do caminho e, sobretudo, o caminho a Jerusalém. A vida de Jesus está marcada por essa caminhada ou subida a Jerusalém, que ele faz decididamente (cfr. Lc 9, 51).

O Messias, o Ungido de Deus que Lucas nos apresenta, aquele que vem libertar o povo da escravidão (Lc 4, 18-21) é aquele que passa pela cruz e vive a ressurreição. Ou seja, caminho da libertação é criado, gerado na cruz e ressurreição de Jesus de Nazaré.

Se esse é o caminho do Mestre, não é diferente para sua comunidade que quer também ela servir o Reino de Deus, ser instrumento de libertação e vida eterna para os diferentes povos da terra. As palavras de Jesus no final deste texto são bem claras a respeito: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga”.

Mas é importante entender que o seguimento de Jesus não é um exercício de força de vontade, de ascese, como muitas vezes foi entendido. Ela está presente nessa caminhada, mas só porque antes se conheceu a força do amor, a importância e riqueza da amizade com Jesus.

E porque se quer seguir a esse Amigo e continuar seu projeto de vida, seus seguidores/as são capazes de renunciar até mesmo à sua própria vida, para que outros/as a tenham em abundância.

Diferente de Marcos, Lucas acrescenta que a cruz tem que ser abraçada cada dia, isto é, o evangelista não está falando da última cruz da vida, e sim daquela que se vive diariamente, realizada, desde as pequenas coisas, em uma vida de solidariedade, doação de si, amor ao próximo…

O amor a Jesus leva a quem queira segui-Lo, aprender a viver não para si próprio senão para os demais. É um estilo de vida diferente marcado pelo serviço, pelo amor até o extremo.

É uma proposta que vai em contracorrente com a mentalidade individualista e narcisista de nossa época, mas, sem dúvida, responde perfeitamente ao ideal de felicidade e realização que todo ser humano deseja alcançar. Vale a pena colaborar com essa utopia!

Oração

Vem, Espírito

Vem,
ou melhor, vamos:
Faze que nós vamos
aonde Tu nos levas.
Tu nunca Te ausentas,
ar que respiramos,
vento que acompanhas,
clima que aconchegas.

Vem, Para levar-nos
por esse Caminho,
o Caminho vivo,
que conduz ao Reino.

Vem,
para arrancar-nos,
numa ventania
de verdade e graça,
de tantas raízes
de mentira e medo
que nos escravizam.

Vem, feito uma brisa,
para amaciar-nos,
feito um fogo lento,
um beijo gostoso,
a paz da justiça,
o dom da ternura,
a entrega sem cálculos,
o amor sem cobrança,
a Vida da vida.

Vem,
pomba fecunda,
sobre o mundo estéril
E suscita nele
a antiga esperança,
a grande utopia
da Terra sem males,
a antiga,
a nova,
a eterna Utopia!

Vem,
vamos,
Espírito!

Publicado originalmente no site do IHU Online.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×