Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Toda teologia deve ser contextual, sobretudo libertadora

Toda teologia deve ser contextual, sobretudo libertadora
3 de junho de 2021 Comunicação

Por Marcos Aurélio dos Santos*

 

Em uma busca constante de conhecer Deus, vários pensadores cristãos como também de outros grupos religiosos têm construído ou reproduzido várias teologias. É importante dizer que em cada cultura e contexto histórico, teólogos e teólogas, por meio da práxis, estudos, reflexões e pesquisas, contribuíram para o surgimento de diversas teologias, com ensinamentos diversos sobre Deus, e por isso, é um equívoco achar que há uma “teologia suprema”, detentora da verdade sobre Deus, única e infalível. Tal pensamento não encontra sustentação lógica, se levarmos em conta que Deus é diverso e plural, que não se limita a um pensamento restrito às pequeninas intenções dos soberbos. 

 As teologias fundamentalistas tem sérias dificuldades de reconhecer a importância, ou até mesmo a existência de outras teologias, isso ocorre nas diversas religiões, como no cristianismo, islamismo, hinduísmo e etc. Baseadas no fundamento de que só há uma verdade sobre Deus, rejeitam o relativismo, o diálogo e respeito às outras teologias, sobretudo se posicionam como únicas e verdadeiras, sob alegação de que Deus rejeita as demais teologias, limitando Deus a um retrocesso, sempre olhando para trás, numa tentativa de manter Deus distante das culturas, história e do contexto de nossos dias. 

 Toda teologia deve ser dialogal e libertadora, isto por uma simples razão: o Deus é libertador, Ele quer ouvir e responder a todos, Ele ama o seu povo, é o Deus que caminha em meio ao pluralismo e diversidade. Deus não se limita a uma linha reta, alinhando-se a um pequeno grupo particular e exclusivo. As teologias não devem ser reproduzidas sob uma imposição hierárquica imperialista, mas construídas a partir da vida, da realidade e contexto de cada povo, na prática, nos caminhos utópicos da libertação. 

 A teologia é feita com pé no chão, na poeira da estrada, de maneira concreta, sem artificialidade, na realidade de hoje, na vida, no contexto em que vivemos, a teologia não é apenas um exercício intelectual para acúmulo de informação e conhecimento, o escritório é apenas o lugar para organizar as ideias e escrevê-las, urge uma prática concreta, sobretudo a partir dos pobres, no exemplo claro do subversivo da Galileia, que fez teologia com o povo. Uma teologia libertadora ouve a voz de Deus e do povo, das comunidades, não se fecha em seu pequeno mundo, mas ao contrário, deve estar sempre aberta para ouvir e dialogar também com as diversas teologias, levando sempre em conta a vida, a história e o contexto dos dias atuais. 

 

**Marcos Aurélio Dos Santos, Membro do cebi RN.

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi