Artigos e Reflexões

Toda teologia deve ser contextual, sobretudo libertadora

Por Marcos Aurélio dos Santos*

 

Em uma busca constante de conhecer Deus, vários pensadores cristãos como também de outros grupos religiosos têm construído ou reproduzido várias teologias. É importante dizer que em cada cultura e contexto histórico, teólogos e teólogas, por meio da práxis, estudos, reflexões e pesquisas, contribuíram para o surgimento de diversas teologias, com ensinamentos diversos sobre Deus, e por isso, é um equívoco achar que há uma “teologia suprema”, detentora da verdade sobre Deus, única e infalível. Tal pensamento não encontra sustentação lógica, se levarmos em conta que Deus é diverso e plural, que não se limita a um pensamento restrito às pequeninas intenções dos soberbos. 

 As teologias fundamentalistas tem sérias dificuldades de reconhecer a importância, ou até mesmo a existência de outras teologias, isso ocorre nas diversas religiões, como no cristianismo, islamismo, hinduísmo e etc. Baseadas no fundamento de que só há uma verdade sobre Deus, rejeitam o relativismo, o diálogo e respeito às outras teologias, sobretudo se posicionam como únicas e verdadeiras, sob alegação de que Deus rejeita as demais teologias, limitando Deus a um retrocesso, sempre olhando para trás, numa tentativa de manter Deus distante das culturas, história e do contexto de nossos dias. 

 Toda teologia deve ser dialogal e libertadora, isto por uma simples razão: o Deus é libertador, Ele quer ouvir e responder a todos, Ele ama o seu povo, é o Deus que caminha em meio ao pluralismo e diversidade. Deus não se limita a uma linha reta, alinhando-se a um pequeno grupo particular e exclusivo. As teologias não devem ser reproduzidas sob uma imposição hierárquica imperialista, mas construídas a partir da vida, da realidade e contexto de cada povo, na prática, nos caminhos utópicos da libertação. 

 A teologia é feita com pé no chão, na poeira da estrada, de maneira concreta, sem artificialidade, na realidade de hoje, na vida, no contexto em que vivemos, a teologia não é apenas um exercício intelectual para acúmulo de informação e conhecimento, o escritório é apenas o lugar para organizar as ideias e escrevê-las, urge uma prática concreta, sobretudo a partir dos pobres, no exemplo claro do subversivo da Galileia, que fez teologia com o povo. Uma teologia libertadora ouve a voz de Deus e do povo, das comunidades, não se fecha em seu pequeno mundo, mas ao contrário, deve estar sempre aberta para ouvir e dialogar também com as diversas teologias, levando sempre em conta a vida, a história e o contexto dos dias atuais. 

 

**Marcos Aurélio Dos Santos, Membro do cebi RN.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×