Artigos e Reflexões

Paixão e asfixia: sexta-feira santa em 2021

 

Sexta-feira santa.
Dia do julgamento injusto de um homem inocente.
Dia da condenação, tortura e morte de uma pessoa que lutou por justiça, igualdade, inclusão e dignidade para todas as pessoas.
Jesus Cristo é o símbolo dos condenados deste mundo, das pessoas incriminadas por tribunais, templos e parlamentos comprometidos com projetos desiguais de sociedade.
Jesus Cristo é o nome dos que morrem abandonados nas filas de UTI por falta de respirador.
Jesus Cristo é o corpo de 326 mil brasileiros e brasileiras que nesta páscoa não ocuparão um lugar à mesa com suas famílias.
A morte de Jesus ocorreu não para “cobrir” os nossos pecados, mas para revelá-los.
O pecado de políticos que permitem que empresas furem a fila da vacinação e assim, vulnerabilizem o plano de vacina gratuita para todos.
O pecado de juízes e procuradores que agem politicamente para retirar de um povo a oportunidade de eleições livres.
O pecado de líderes religiosos que fazem aliança com o mercado e usam o discurso da fé para manter as pessoas conformadas com a injusta distribuição de riquezas e a opressão de gênero. O pecado de pastores e padres que abusam da consciência das pessoas ao assombrá-las com as ameaças de um Deus masculino e vingativo.
O pecado das pessoas de “bem” que se tornam caluniadoras, propagadoras de mentiras, divulgadoras do engano.
O pecado de quem justifica a violência contra meninas e mulheres e assim, torna aceitável o estupro e o feminicídio.
O pecado do racismo, da homofobia, da transfobia, que não apenas violenta a dignidade, mas promove a morte das pessoas negras, indígenas, homossexuais, transsexuais.
O pecado de quem, em nome da fé, faz com as pessoas hoje, o que fizeram com Jesus naquela sexta-feira que, como todas as outras, é santa.

 

  • Lusmarina Campos Garcia é teóloga, pastora luterana e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ.

 

Ilustração-Arte: Ateliê15

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×