Artigos e Reflexões

O verdadeiro sentido da Páscoa

Por Lenon Andrade*

 

Após Jesus ter expulsado os cambistas da fé e os vendilhões do templo, teve vários embates com os representantes do “congresso nacional” judaico, um conselho político religioso chamado de Sinédrio – órgão de governo sediado no templo de Jerusalém. O mestre da galileia atacou a fonte de renda e o status das castas que governavam o povo. Sua vida, naqueles últimos dias, antes da cruz, foi de muito trabalho. Praticamente não lhe deram sossego. Conseguiram aliciar um dos seus seguidores mais próximos. Judas Iscariotes cedeu à tentação egocêntrica da solução fácil para os problemas da vida. Vendeu a sua consciência. E Jesus sabia disso. Ainda assim, permaneceu sereno até o fim. Era preciso fazer o travessia…

Naquela sexta-feira era a pascoa, dia em que os judeus comemoram a libertação do cativeiro no Egito para a liberdade no deserto – esse é o sentido da pascoa para o povo judeu – Jesus reuniu seus discípulos num jantar pascal em Betânia, inclusive Judas, de quem jamais desistiu. Ali redefiniu o sentido da pascoa. Assim, o pão e o vinho transformaram-se no corpo e no sangue do Salvador. Naquele ambiente de intimidade fraterna, a liberdade ganhou novo significado. Nele, liberdade não é apenas para o corpo físico, mas, uma experiência profunda de reconciliação do ser, consigo mesmo, de reconciliação com o próximo, de reconciliação com a natureza e, de reconciliação com Deus, o autor da vida.

Aquele jantar de Betânia mudou a história humana para sempre porque ali a morte deixou de ser o extermínio da vida para tornar-se a continuidade da existência. Essa é a essência da fé que se articula em Cristo Jesus, morte agora é páscoa – passagem, traduzida como a certeza de que a vida continua mesmo depois que os olhos se fecham. Nesse sentido, essa fé se concretiza historicamente porque pascoa é também a possibilidade da experiência de construção de um outro mundo possível em que as estruturas de morte dão lugar a experiências vivas de convivências fraternas em que todos serão livres para experienciarem a plenitude da vida que existe no Filho do homem, Jesus de Nazaré!

“Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: – Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim. Depois do jantar, do mesmo modo deu a eles o cálice de vinho, dizendo: – Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue, derramado em favor de vocês.” (Lucas 22:19-20).

Texto extraído do livro do autor: Cafe Com Esperança, para deixar a vida mais leve.
Veja mais em : https://cebi.org.br/produto/cafe-com-esperanca-para-deixar-a-vida-mais-leve/

 

*Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Graduado em Licenciatura em Computação pela UEPB. É ciberativista engajado na causa do software livre/cultura livre. Desde 2006 tem se dedicado à pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologias de código aberto no cenário educacional. É também poeta, escritor, teólogo e pastor batista.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×