Artigos e Reflexões

Dom Helder Câmara um santo bispo para a Igreja do Brasil

 

Por Fábio Pereira Feitosa*

 

“Me vem à mente o que dizia aquele santo bispo brasileiro”.

            A Igreja Católica é uma instituição milenar e como tal está presente em todos os continentes. Ao longo de sua história ela registrou em seus diferentes capítulos diversos eventos que a impactaram internamente, mas também influenciaram a sua relação com o mundo. Entre estes eventos temos o Concílio Ecumênico Vaticano II, convocado por João XXIII e continuado por Paulo VI entre os anos de 1962-1965.

Ao longo da história desta instituição também tivemos diferentes personagens que ganharam notoriedade por sua entrega ao Reino e ao povo de Deus, entre estas figuras temos o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Pessoa Câmara (1909-1999), citado pelo Papa Francisco como um “santo bispo brasileiro”, tal menção é um reconhecimento por parte do sucessor de Pedro do exemplo que foi a vida deste bispo nordestino, que fez de sua trajetória um ato de entrega aos mais pobres e como tal acabou pagando um alto preço e recebeu a alcunha de comunista, expressão tipicamente utilizada durante os anos da Guerra Fria por aqueles que por não entender o Magistério Social taxavam todos aqueles que seguiam tal linha de comunistas, demonstrando assim um total desconhecimento das inúmeras condenações por parte da Igreja a esta filosofia, bem como das incompatibilidade entre cristianismo e comunismo.

Embora, a Guerra Fria tenha chegado ao fim, alguns ainda hoje de forma totalmente equivocada acabam chamando e muitas vezes acusando de comunistas aqueles que seguem o Magistério Social da Igreja. Inclusive, o próprio Papa Francisco já foi acusado de ser comunista por seus opositores.

Mas quem foi Dom Helder Pessoa Câmara? Dom Helder, nasceu em Fortaleza – CE, no ano de 1909 e ingressou no Seminário Diocesano em 1923 e recebeu o sacramento da ordem em 1931, com apenas 22 anos. No ano de 1936, padre Helder foi transferido para o Rio de Janeiro. Em 1952, por indicação de Dom Jaime Câmara, até então arcebispo do Rio de Janeiro padre Helder foi eleito Bispo. Como bispo Dom Helder articulou a criação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e do CELAN (Conselho Episcopal Latino-americano).

O Arcebispo de Olinda e Recife é tido como um dos protagonistas da Igreja Católica no Brasil no século XX e consolidou-se como sendo uma voz profética no interior de esta instituição e dos principais inimigos do regime militar brasileiro ao denunciar na França em maio de 1970 a pratica de torturas.

Em virtude de sua intensa militância na luta em prol dos direitos humanos no Brasil, Dom Helder passou a ser um dos alvos mais frequente de ataques e ameaças diretas e indiretas, sendo o caso mais grave a morte de um de seus assessores, o Padre Antônio Henrique Pereira Neto, morto no ano de 1969.

Dom Helder recebeu três indicações ao Prêmio Nobel da Paz: 1970; 1971 e 1973, a fim de inviabilizar a sua vitória o governo brasileiro desenvolveu diferentes estratégias, como: difamá-lo nos meios de comunicação social. Ao longo de sua trajetória Dom Helder recebeu inúmeros Títulos e Prêmio, todos ligados ao seu compromisso com a Paz e a Justiça Social. Por seu incansável apostolado, Dom Helder é de fato um dom para a Igreja e um “santo bispo brasileiro” e como tal deve ser lembrado.

*É Religioso de São Vicente de Paulo, formado em História e especialista em Educação e atualmente desenvolve pesquisas sobre história da Igreja e sobre História da Vida Religiosa Consagrada.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×