Artigos e Reflexões

As máscaras caíram

Por Cláudio Márcio Rebouças da Silva*

 

“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade”

(Mt 23:27-28)

Em um contexto de pandemia da COVID-19 tivemos que aprender a utilizar máscaras como símbolo de proteção mútua no cotidiano, assim sendo, passamos por muitas fases neste longo processo, a saber: negação do uso; uso no queixo; uso sem lavagem; usos customizados a partir de cores e temas…porém, não é sobre este tipo de máscara que quero refletir.

Aqui no território do Recôncavo da Bahia nos festejos populares onde fé-folia se combinam o uso da máscara por foliões é planejado com muito empenho por “mascarados” e ou “caretas” nas expressões culturais que sinalizam uma estética do horror que é capaz de produzir medo e beleza pelas ruas da cidade. Quem habita por trás da máscara? Ora, neste contexto específico, a máscara esconde e revela simultaneamente, uma vez que, camuflada a identidade, do folião seu movimento no campo festivo oferece maior liberdade para suas ações, porém, não é sobre este tipo de máscara que quero refletir.

Na realidade, minha indagação é sobre a espiritualidade cristã exercida por alguns fiéis que leem a bíblia muitas horas por dia e oram com “relógio na mão” como se existisse um cronômetro celestial fiscalizado por anjos que fazem relatórios no seu cotidiano. Confesso com muita tristeza que esse modelo de espiritualidade é vazio e fétido, ou seja, é alienante e, por vezes, perverso e desumanizador.

As máscaras estão caindo! Hipócritas! Possuem um projeto de poder político bélico e diz que essa é a vontade de Deus? Fazem esquemas de propina e articulações com milícias e diz que é a vontade de Deus? Mandam matar, se prostituem, desviam milhões dos cofres públicos, fazem lavagem de dinheiro e diz ser a vontade de Deus? Reforçam desigualdades sociais em tom de meritocracia e diz que essa é a vontade de Deus? Defendem o genocídio da juventude negra e o racismo estrutural e diz que essa é a vontade de Deus? Violentam mulheres e matam homossexuais e diz que essa é a vontade de Deus?

Confesso, cansei desses missionários do ódio e coveiros da esperança. Mercenários da fé e ilusionistas da moralidade. Até quando ficarão impunes? Até quando haverá “inocência” de alguns fiéis que se iludem com lideranças religiosos-políticas que exercem performances de compaixão da amorosidade? Os lábios dessas lideranças pronunciam o nome de Deus e suas práticas revelam mamon. Falam de amor, mas semeiam discórdia.

Ora, o que mais me assusta é que após as máscaras caírem no chão e esses homens e mulheres mostrarem seus rostos reais, imaginava que muitos iludidos iriam acordar e mudar de perspectiva, entretanto, estava completamente enganado. Hoje suspeito que a admiração quase que “tiete idolátrica” não é por dimensão de alteridade ou empatia, ou seja, é espelho mesmo.

 

*Pastor da IPU de Muritiba-Bahia

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×