Gênero

Espiritualidade, Sororidade e Resistencia

Leia o texto de Odja Barros publicado pelo grupo Flor de Manacá:

“Uma sobe puxa a outra”

“Uma Sobe Puxa a Outra!” é um dos lemas da Marcha Mundial de Mulheres Negras. O lema remete à uma atitude política de resistência na qual as mulheres se reconhecem como semelhantes apesar das diferenças. Somos todas mulheres, independente da cor, classe econômica, condição sexual, gerações e etc. Na condição de mulheres enfrentamos um mesmo inimigo comum: A cultura machista e patriarcal que insiste na desigualdade entre homens e mulheres que diminui e subjuga o papel da mulher negando a sua plena dignidade como semelhança de Deus.

É mais fácil resistir e vencer este inimigo permanecendo unidas e irmanadas que divididas!

A inimizade e rivalidade entre mulheres é um dos mecanismos da cultura patriarcal que usa as próprias mulheres para prejudicar umas ás outras criando hierarquias e categorias que separam e rivalizam, enfraquecendo assim nossas resistências. Alguns textos bíblicos por vezes corroboram com essa cultural da inimizade patriarcal quando reforçam modelos narrativos de oposição: Sara x Hagar, Raquel x Lia, Eva x Maria, A Mulher Sábia x A Mulher Tola, A Mulher Sensata x A Mulher Insensata.

Como desconstruir e resistir a essa cultura da inimizade patriarcal produzida e reproduzida entre nós mulheres?

A própria Bíblia nos indica algum caminho de resistência: A aliança entre mulheres! A conhecida história de Rute e Noemi, sogra e nora, mulher judia e mulher estrangeira, mulher jovem e mulher idosa que juntas resistem a um sistema injusto que prejudicava a vida e a sobrevivência delas e das mulheres do seu tempo. A aliança entre Rute e Noemi é um símbolo bíblico da potência que existe na aliança entre mulheres: Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Rute 1:16.

Um dos nomes dado a esta aliança espiritual, política e de resistência entre mulheres é Sororidade! A palavra sororidade não existe na língua portuguesa, entretanto, uma palavra muito semelhante, fraternidade, pode ser encontrada em qualquer dicionário descrita como: Solidariedade de irmãos, harmonia entre os homens. Ambas as palavras vêm do latim, sendo sóror irmãs e frater irmãos. Mas, na nossa linguagem usual, ficamos apenas com a versão masculina do termo, afinal de contas, a sociedade patriarcal nos ensina que relações harmoniosas somente são possíveis de se concretizarem entre homens.

Sororidade, então pode ser definida como uma aliança espiritual e política entre mulheres. É um principio de relação entre todas as mulheres que permite derrubar os muros patriarcais da inimizade e rivalidade. Sororidade torna-se então uma espiritualidade de resistência feminista. Uma espiritualidade que afirma o valor da dignidade de todas as mulheres criando redes de apoio, afinal, não teríamos sobrevivido em condições tão opressivas se não tivéssemos contado com apoios vitais umas das outras.

O que seria de nós mulheres sem nossas ancestrais da Bíblia e da vida? O que seria de nós sem nossas mães, filhas, avós? O que seria de nós sem nossas companheiras e amigas?

O Acampamento de mulheres flor de manacá da Igreja Batista do Pinheiro é um espaço de vivência sororal onde vamos Mulherar! Celebrar o ser Mulher. No Acampamento todas nós, de todas as cores, idades e identidades nos reconhecemos simplesmente como MULHERES, rompendo com todas as separações e nos tornamos uma só na fé e na comunhão do Espírito que criou e nos concedeu a dádiva de ser mulher.

Portanto, vamos MULHERAR!

Onde?

XVII ACAMPAMENTO DAS MULHERES

Inscrições abertas!
Data: 27 a 29 de Abril/18
Local: Pousada Brisa Mar – Barra de São Miguel/AL
Tema: Mulheres: Espiritualidade, Sororidade e Resistência
Oradora: Reverenda Lilian Guarani-Kaiwa

Saiba como participar: https://bit.ly/2vRo8y6

Texto de Odja Barros, publicado na página do grupo Flor de Manacá, 25/04/2018.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×