Reflexão do Evangelho

Permanecer em Jesus como os Ramos na Videira – João 15,1-8

O testemunho de Jesus a seus discípulos, abraça temas diversos. Neste caso de Jo 15,1-8 Jesus fala do segredo ou das condições para a expansão da comunidade cristã.

Quais seriam as questões da comunidade do Discípulo Amado a serem respondidas? Certamente o tema da “COMUNIDADE DE IGUAIS” sem hierarquia (ramos), o tema da missão (produzir frutos) e a presença do Espírito nos conflitos enfrentados pelas comunidades joaninas.

AS RAÍZES DA COMUNIDADE CRISTÃ (vv.1-2)

Ao se declarar “videira verdadeira,” e o Pai, o agricultor, Jesus traz presente a imagem do antigo testamento. Israel, no passado comparado a vinha (cf Jr 2.21; Is 5.1) que não corresponderá às expectativas de Javé, a plantará na esperança de vê-la produzir direito e justiça, contudo, os frutos dessa vinha foram a transgressão do direito e violência (cf. Is 5,7). Só Ele é capaz de produzir frutos que Deus espera.  Dessa forma, ele se apresenta como a única alternativa para a realização do direito e da justiça, sendo verdadeiro, autêntico e fiel. O Pai é o agricultor, o que põe em ação seu Projeto de instaurar na terra o direito, a justiça, a liberdade, e a vida para todas as pessoas.

A poda seca, realizada quando os ramos ainda não brotaram, revela o cuidado permanente do Pai para com a videira, e por isso, age de diversas formas: seleciona os melhores ramos e elimina os que não serão produtivos. Passado algum tempo, os novos ramos se desenvolveram parcialmente, mostrando pequenos cachos e com alguns brotos que precisam ser eliminados com mais uma poda, chamada poda verde. A poda se faz necessária para que a videira não se torne estéril e nem tão pouco morra, mas, lhe dar condições para produzir abundantemente.

Podemos até pensar que a poda seja sofrimento, porém, para o agricultor/a jamais passou pela cabeça essa compreensão, mas sim, a poda como reforço indispensável, pois sem ela, a videira morrerá. Em termos teológicos, a poda se traduz em graça e não em provação.

SER COMUNIDADE CRISTÃ (vv.3-7)

Deus é extremamente zeloso que cuida da comunidade cristã, enraizada em Cristo para que produza frutos. É importante destacar que sem a comunidade(ramos), o Projeto do Pai arrisca ficar estéril.   Jesus é a videira, mas os frutos de justiça e direito nascem dos ramos, da comunidade que a ele aderiu.

Contrapondo o pensamento de purificação, que levava as pessoas a crer que as tornariam puras, Jesus garante que a pureza verdadeira da comunidade, é acolher a palavra que Ele comunica, pois é ela que purifica, liberta e capacita para a missão. O primeiro aspecto importante de uma comunidade, é a palavra ouvida que nos põe em contato com Jesus, a exemplo da videira com os ramos, estabelecendo comunhão e unidade. Segundo aspecto, verbo permanecer apresentado por 7 vezes nos (vv. 4-7).   Permanecer como expressão de amor a Jesus, traduzido em união, comunhão, e sintonia com seu Projeto.

Olhando para nossos sentimentos, o que mais desejamos quando amamos alguém? Estar sempre com a pessoa amada, e que essa união dure para sempre. Portanto, somente a produção de frutos de justiça e direito, eliminará o risco da esterilidade de toda a comunidade ou de alguns membros.  Quem não luta pelo direito e justiça incorre no julgamento como aconteceu com a videira em Is 5.

COM A SEIVA DA VIDEIRA, OS RAMOS PRODUZEM FRUTOS

Jesus afirma “se permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, peçam o que quiserem e isto lhes será concedido” (v.7). Seria esse o cerne do que é rezar? Estar em perfeita sintonia com Jesus e seu Projeto, sentindo-o como energia motora na execução do Projeto de Deus.

A alegria do agricultor/a é ver a videira carregada de excelentes frutos. O desejo do Pai é uma comunidade comprometida com seu projeto, fortemente unida a Jesus, cujo fruto é vida plena para toda a criação. Que o Salmo 80 nos ajude a construir a nossa Oração de Súplica para os dias de hoje.

Diante dos desafios do cotidiano: Quais podas são necessárias para que as vinhas produzam excelentes frutos? – Quais as Urgências de nossa Casa Comum?

Com sua arte musical, nosso irmão e amigo Zé Vicente nos fortaleça na caminhada. https://youtu.be/J20gLOiZhyE?si=UM-DO-mEOglFYtqH

Leonides Ana Marsaro – Cebi/SC

Lindolfo Luiz Welter e Neiva Suzete Ferro Scheneider – Núcleo Cebi Chapecó

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort