Espiritualidades

O rosto de Deus no rosto do carpinteiro.

O pobre carpinteiro de Nazaré, chamado Jesus, incomodou o templo e o palácio. Pois, sua vida e sua caminhada se tornaram uma denúncia que ameaçou aos poderes deste mundo.

O filho de Deus, que buscou ressaltar que era o Filho do homem, não teve apego à sua glória e desejou viver entre os simples para conhecer a nossa lida e as nossas dores.
Esse “conhecer” não pode significar “tomar ciência”, afinal essa informação ele já tinha. A palavra “conhecer” para os povos antigos também podia traduzir a intimidade de um casal. E é esse significado que nos dá maior percepção do significado da vida de Jesus: O Filho do homem veio a este mundo para viver intimamente ao lado dos que sofrem.

O rosto de Deus estava no rosto do carpinteiro. Sua identificação foi com os pobres, os abandonados, os desvalidos, os que sofrem, as renegadas, as ameaçadas, as humilhadas e de toda a gente que os religiosos torciam o rosto e o império condenava ao desterro e à morte.

Tudo isso resultou na perseguição, prisão, tortura e morte de Jesus. Um tão grande humilhação para o filho de Maria e José, e para toda gente que andava após ele.

Não é simples enfrentar poderes manipuladores como a religião e o império. Por isso, a multidão que o saudava gritando “Hosana”, se decepciona e passaram a gritar “crucificai”.
Isso acontece a cada vez que se espera que Jesus seja um Cesar e não um peregrino com o povo.
Mas a capa real de Jesus é a toalha e o cetro com o qual rege este mundo é uma bacia. Se oferecendo em serviço pelos os que sofrem e chamando os que detém algum poder a pegar a bacia e se juntar a ele.

O rosto de Deus que estava no rosto do carpiteiro, está também em cada rosto que sofre pela injustiça e são cotidianamente esbofeteados pelos poderes deste mundo. E Jesus até hoje divide essas dores conosco.

A cruz, a sentença de morte Jesus, continua sendo imposta aos que sofrem nas periferias do mundo e nas periferias existenciais.

E nós cristãos e cristãs empunhamos essa cruz. Não como devoção de um instrumento de morte. Mas como aquela mãe que usa como símbolo da sua luta, a camisa ensanguentada de um filho morto. A cruz é o símbolo da nossa luta. Símbolo da nossa resistência. Se nem a cruz conseguiu nos parar, nada mais nos impedirá de passar.

Hoje é Páscoa!
Páscoa é passagem. Passamos e estamos passando do Império da morte que nos foi imposto para a nova sociedade da Vida inaugurada por Jesus!

Ele escolheu morrer a nossa morte para nos fazer ressuscitar com Ele.
E agora em nós opera a Vida e cada estrutura que insistir operar a morte, encontrará em nós resistência. Nada poderá nos parar. E aqueles que sofrem e morrem, ressuscitam no enfrentamento das estruturais de morte, onde estão sempre PRESENTES.

Nossa quaresma se encerra na viva Esperança que Deus nos chama a fazer como aquele que “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Mas essa quarentena imposta para salvar vidas nos lembrou que Deus nos vê, sente compaixão de nós e cuidará de cada um e cada uma de nós.

Este mundo tem a chance de passar por uma páscoa. Milhares de mortos espalhando luto por cada esquina desse mundo. Mas podemos abandonar o que nos trouxe até aqui e fazer toda biodiversidade ressuscitar para construir novas relações e uma nova sociedade.

Jesus ressuscitou e está entre nós.
A vida não vencerá. A vida já venceu.
Jesus está vivo, temos esperança.

Feliz Páscoa.

 

Nilton Leite Jr

Membro da Igreja Batista do Coqueiral (PE),

Ecólogo, Biólogo e professor da educação básica.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×