Reflexão do Evangelho

Jesus Traz Vida para Todas as Pessoas

Texto de João 11, 1-45

Betânia foi originalmente uma aldeia da antiga da Judeia, tradicionalmente identificada com a cidade de Lazariyeh (em árabe, significando “lugar de Lázaro”), na parte montanhosa do sul de Israel, entre a margem oeste do mar Morto e o mar Mediterrâneo. Onde se encontra a tumba de Lázaro.

Em Betânia as duas irmãs, Marta e Maria, mencionadas por Lc10, 38-42 e Lazaro recebiam frequentemente visitas de Jesus que, passando por lá em suas caminhadas, entrava em Betânia na casa deles. Era seu refrigério. . A tradição, a qual João se filia, considerava Maria como sendo a mulher que Jesus ungiu com perfume na casa do fariseu. Porém, há autores que dizem que não se trata da pecadora de Lc 7,37.  Há controvérsias. Numa certa ocasião Marta e Maria estando aflitas mandam a notícia a Jesus, exclamando “Senhor aquele que amas está doente.”  Jesus responde: ”Esta doença não é mortal, mas é para a glória Deus, para que, por ele seja glorificado o Filho de Deus.  Jesus será glorificado pelo próprio milagre que provocará sua morte, que também é sua glorificação. (12,32).

Passados quatro dias, Jesus chegou na casa, em Betânia. Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando saiu ao seu encontro e tomou a iniciativa de dialogar com Ele.. Diante da expressão chorosa de Marta, diante de sua fé e da confiança plena, Jesus afirma que Lázaro voltará à vida. “Teu irmão ressuscitará”. E aqui Marta faz uma autentica profissão de fé em Jesus, mesmo antes que Pedro a professasse. “Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, Aquele que vem ao mundo”. Uma mulher, Marta, é a primeira a intuir a filiação divina de Jesus. Confessando a qualidade messiânica e a filiação divina ela reconhece que Jesus é a fonte de toda a ressurreição. A realização do sinal (milagre) de Jesus mais expressivo, esta doença lhe dará a oportunidade de manifestar a glória de Deus, que é também a sua. A ressurreição de Lázaro revela a filiação divina de Jesus. (cf  2,11). E aos olhos de João, esta ressurreição evidencia que Jesus é que nos faz passar da morte à vida.  Marta chamou Maria para ir também com Jesus até o tumulo. Jesus pergunta: onde o pusestes? Chegando perto do túmulo diz: “Retirai a pedra” e ao ver Lázaro Jesus chorou. e ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, eu te dou graças por me teres atendido” e gritou “Lázaro vem para fora”. E Lázaro voltou à vida. Esta prece mostra que a ressurreição de Lázaro permite entrever a relação filial de Jesus para com Deus. Jesus recebe do Pai o poder de fazer os que creem nele terem acesso à vida plena, também a ressurreição escatológica.

Neste texto não devemos centralizar-nos sobre a pessoa de Lázaro, ou sobre os pormenores da história, mas descobrir o que João quer dizer sobre a pessoa de Jesus e a sua missão, através dessa narrativa.   Jesus traz esta Vida para todas as pessoas, através da entrega da sua própria vida. O relato de João enfatiza que ele dará a sua vida para que todas as pessoas tenham a vida em abundância. A vida verdadeira, que o Cristo trouxe, tem a face humana e a face divina. Elas se misturam. Este episódio João o relata no início da narração da Semana da Paixão por ser bem conhecido por seus destinatários. Ontem e hoje.

Autora: Irmã Mara Butini
Irmãs da Divina Providência

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×