Reflexão do Evangelho

Jesus desestabiliza os poderes nos interpela nos pobres!

Leia a reflexão sobre Marcos 13,24-32, texto de Itacir Brassiani

Boa leitura!

A grandeza e o poder das pessoas e instituições parecem garantir-lhes a submissão dos fracos e granjear-lhes uma admiração que dura no tempo. Quando conjugadas com o medo suscitado pela violência congênita ao poder, geram o mito da invencibilidade. Quanto mais poder e mais grandeza tiver uma pessoa ou entidade, mais estável será. O cristianismo rejeita este mito que imobiliza e amordaça, e afirma que tudo o que parece firme e inabalável acaba desabando pela ação corrosiva e libertadora da fé, recusa a sedutora resignação a um presente sem sabor e sem justiça, e espera ativamente um outro mundo possível.

Vivemos um tempo de crises profundas e caminhamos sem referências seguras. Os grandes mitos e narrativas desapareceram. A esperança fez as malas e desertou, sem deixar o endereço para contatos. Falar de esperança passou a ser considerado algo anacrônico. Por isso, a fuga aparece como a única possibilidade para viver em paz. Sem esperança de futuro, o presente se apresenta como refúgio que garante uma doce sensação de sabedoria. Mas o tempo foge do nosso controle e parece sempre mais acelerado.

É grávido de tribulações e preocupações o tempo que vivemos. Muitas são as pessoas que se perguntam: é possível que o humano venha a prevalecer, ou aquilo que chamamos de humano não passa de uma ideologia enganadora? Ou será que o humano foi possível apenas no passado, e suas sementes não podem mais germinar na terra poluída e ressequida do nosso tempo? Não seria o nosso apenas um tempo de indivíduos solitários na multidão, de seres desconfiados e violentos, de consumidores vorazes, destes que negociam o sonho de um mundo novo pelos novos e fugazes lançamentos do mercado?

Mas aqui, de novo e como sempre, quem acredita em Jesus Cristo e organiza a vida a partir dele, rema contra a corrente e afirma que o humano pleno se manifestará, está se manifestando, já está presente no meio de nós. O ‘filho do homem’, aquele que é verdadeiramente humano, está vindo ao nosso encontro, solicitando e possibilitando abertura, acolhida, esperança, conversão. É isso que ensina o evangelho de hoje, recorrendo a uma linguagem apocalíptica e chamando a atenção para a mudança, para o nascimento de algo novo.

O evangelho não quer insinuar que uma catástrofe cósmica esteja se aproximando, nem suscitar medo e fuga diante dos dramas da história. Ao contrário, convida-nos a entrar na história e tomar posição nas lutas inadiáveis que estão sendo travadas. Sol, lua e estrelas simbolizam os poderes aparentemente sólidos e indestrutíveis. Mas esta solidez é apenas aparente, pois o advento do homem novo depõe os poderosos dos seus tronos e eleva os humildes; afirma a dignidade dos últimos; faz germinar sementes e florir os desertos; desarticula as forças e estruturas que propõem a violência como solução.

O questionamento e o abalo da ordem velha e cambaleante não é tudo. É apenas o sinal de que o humano está nascendo, batendo à porta e pedindo para entrar. E, na medida em que ele for acolhido e se tornar regra da nossa vida, uma nova humanidade nascerá, sem fronteiras nem restrições, “reunindo as pessoas que Deus escolheu, do extremo do céu ao extremo da terra”. A parábola da figueira pede atenção a sinais pequenos e discretos dessa mudança. A velha e injusta ordem social simbolizada pelo templo deve chegar ao fim para que desponte um outro mundo. E isso começa em nós, não no Planalto ou no Congresso!

O ‘filho do homem’ e seus seguidores, os pobres da terra, serão os protagonistas desta mudança. A imagem dele “vindo sobre as nuvens com grande poder e glória” é uma referência ao Jesus Cristo elevado na cruz. No filho do homem perseguido e crucificado resplandece o que é verdadeiramente humano e se revela a glória e o poder de Deus. O advento do humano se dá definitivamente em Jesus crucificado, em sua solidária fidelidade às dores e à dignidade dos pobres. É em torno dele, identificado com os pobres e as vítimas, que se reúnem as pessoas de boa vontade, qualquer que seja o povo e a religião à qual pertencem.

Tu és, Jesus de Nazaré, divinamente humano e humanamente divino, e fora de ti não tenho bem algum, nem esperança que valha a pena. Tu és minha herança e meu cálice. Estás sempre à minha frente e à minha direita, e por isso não vacilo. Minha alegria e minha serena esperança é perceber os pequenos e promissores sinais de realização do teu e nosso sonho, o Reino de Deus, o céu novo e a terra nova, o nascimento do homem novo, que acolhe os pobres em seu seio e os socorre solidariamente. Nisso se alegra meu coração e exulta a minha alma, e até meu corpo, sempre tão vulnerável, repousa seguro. Amém! Assim seja!

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×