Reflexão do Evangelho

Escutando e seguindo Jesus, aprendemos novas lições

Escutando e seguindo Jesus, aprendemos novas lições

Leia a reflexão sobre Lucas 9,28-36, texto de Itacir Brassiani

O brilho atraente dos grandes e festivos encontros podem nos afastar da vida cotidiana.  Por isso, precisamos ouvir o Filho Amado do Pai, purificar o nosso olhar e a buscar a verdadeira face de Deus. Paulo nos adverte, em lágrimas: não nos comportemos como inimigos da cruz de Cristo, ou seja: não corramos atrás de facilidades, sucessos, prosperidades. Deus usa roupas de servo, porque essa é sua essência. Nada de tendas longe da luta por um mundo fraterno, casa de todos.

A cena do Evangelho de hoje é precedida por uma exigente catequese de Jesus. Depois de ter sido reconhecido formalmente por Pedro como “o Cristo de Deus”, Jesus acrescentara: “É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar” (Lc 9,22). E dissera, voltando-se aos que o seguiam: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará” (Lc 9,23).

Parece que os discípulos não conseguem entender e aceitar este caminho proposto por Jesus. Sentem-se desconcertados diante de um Messias servidor e perseguido. Resistem a um caminho que os levará a ser companheiros dele no anúncio do Reino e na perseguição. Não passa pela cabeça deles carregar a cruz da rejeição e da criminalização, imposta a quem ousa se rebelar contra os poderes do Império. Eles lutam desesperadamente contra essa possibilidade. Segundo Lucas, esta luta interior dos discípulos se prolongava por mais ou menos oito dias.

É neste contexto que Jesus sente necessidade de retirar-se para rezar e discernir o caminho que deve seguir para revelar o rosto do Pai e realizar sua vontade. Chama e leva consigo Pedro, Tiago e João, os primeiros discípulos que havia chamado, mas também os mais resistentes ao caminho que propunha e os mais aferrados às ambições de poder e à imagem de um Messias potente e vitorioso. Nesta cena, o medo e a resistência dos discípulos se mostra simbolicamente no sono, como aconteceria de novo mais tarde, no Jardim das Oliveiras (cf. Lc 22,45).

O sono expressa o desejo de fugir, de voltar atrás, de não escutar nada senão as próprias ideias e ambições. Os discípulos não suportam escutar o diálogo de Jesus com Moisés e Elias, , guia e profeta do povo, ambos duramente perseguidos e não muito bem-sucedidos. O diálogo é sobre o êxodo de Jesus que aconteceria mais tarde em Jerusalém, ou seja, o enfrentamento com os poderes opressores e a saída das malhas de uma religião estreita e sedenta de sucesso, discriminadora e opressora dos mais fracos. Essa conversa não interessava aos discípulos.

O trio resistente e sonolento é despertado pelo brilho de Jesus e seus convidados, não pelo conteúdo da conversa. A glória e o poder estão claramente no horizonte do interesse deles, tanto que desejam reter o tempo, separar os espaços e eternizar esta agradável visão. Estando todos atordoados e sem saber o que dizer, Pedro toma a iniciativa: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas…” Não lhes interessa compreender nem as palavras de Jesus, nem a memória do êxodo e da profecia. O que desejam é um lugar no qual possam encontrar paz e sossego.

Mas a glória e o esplendor do poder não são expressões inequívocas de Deus e da realização da sua vontade. É a sombra tenebrosa de uma nuvem – imagem daquela nuvem que acompanhara o povo na caminhada através do deserto e envolvera a montanha na celebração da Aliança – que desfaz o entusiasmo dos discípulos e os conduz à verdade à qual resistem: “Este é o meu filho, o eleito. Escutai-o!” É a profecia e o serviço, e não as vestes de glória, que manifestam o esplendor de Deus. Eis que ele nos fala com sabedoria e nos ensina novas e oportunas lições.

Jesus de Nazaré, companheiro de Moisés e de Elias, filho amado do Pai. Por vezes tua liberdade causa-nos vertigens e tua compaixão nos assusta. Ajuda-nos a contemplar teu rosto nesta terra povoada de gente que deseja ardentemente viver. Ensina-nos a escutar tua Palavra sussurrada nas atitudes inquietas e nas ações indignadas e até violentas das pessoas e grupos a quem foram roubados os sonhos. E dá-nos a humilde e a sabedoria para acompanhá-las no caminho de descida ao encontro contigo nas encruzilhadas desta história manchada de sangue. Assim seja! Amém!

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×