Reflexão do Evangelho

Comentário do Evangelho

Leia a reflexão sobre Lucas 1,39-56, texto da Pastora Odja Barros

Boa leitura!

O evangelho deste domingo Lucas 1,39-56 nos recorda o encontro de duas mulheres grávidas se visitam. Maria visita sua prima Isabel que carrega em seu ventre o profeta João Batista. Isabel ao ouvir a voz de Maria, sente seu corpo estremecer e cheia da Ruah (Espírito) reconhece no ventre da jovem prima Maria, o Messias (1,43) e declara: Bendita é você entre as mulheres e bendito é o filho dará à luz” (1,41).  Assim como Maria Madalena foi a primeira anunciadora da Ressurreição, Isabel foi a primeira anunciadora da boa nova da Encarnação de Deus no ventre de Maria. Deste encontro surge o canto de Maria, o Magnificat.

O Magnificat é a resposta de Maria ao anúncio de Isabel. O Magnificat é considerado o grande cântico de libertação do Novo Testamento.  A potente memória evocada e anunciada no Magnificat canta a boa nova de Deus que se revela na história através de pobres, humildes e espoliados da terra. O Magnificat exalta a Deus que atentou para toda gente humilde representada no corpo de Maria, uma mulher jovem, pobre de Nazaré da Galiléia. Nela a escolha divina se realiza convertendo seu corpo em habitação do Deus Altíssimo, dignificando-a e junto com ela todas as pessoas humilhadas do seu tempo. O Magnificat é uma louvação a Deus por essa escolha revolucionária!

Este canto chamado de Magnificat, é o único testemunho completo que Lucas põe na boca de uma mulher em seu Evangelho. Esse canto por seu conteúdo e construção é considerada uma passagem única, não apenas pelos aspectos formais, mas por ser cantado em primeira pessoa, dando voz às mulheres, como um dos grupos mais vulnerabilizados e silenciados naquela sociedade patriarcal e androcêntrica: “a minha alma engrandece ao senhor …” (v.46) “o meu espírito se alegra…” (v.47) me chamarão… (v.48) “o poderoso fez grande coisas em meu favor…” v.49). É belo contemplar a voz ativa de Maria no cântico, e como todo seu corpo e sentidos é envolvido na ação divina.  O corpo de uma mulher pobre, oprimida, converte-se no centro da experiencia reveladora e salvadora de Deus. Por isso, é de grande a importância o Magnificat para mulheres a outros grupos oprimidos que sofrem a opressão produzidas por sistemas e estruturas que geram e sustentam desigualdades e injustiças.

O magnificat traz muitas alusões ao cântico de Ana (I Sam. 1,11;2,1-10). E sua origem provêm provavelmente de um grupo da tradição judaica conhecido como “anwim” (pobres de Javé) que alimentava a esperança messiânica de uma redenção que vêm a partir de baixo, dos pobres, para, com e partir dos pobres. Maria é cantora dessa esperança!  Seu ventre carrega a esperança messiânica de “anawim” de ontem e de hoje que permanecem teimosamente crendo e anunciando o Deus que se revelou a Maria de Nazaré. Quantas pessoas hoje sentem-se desprezadas, abatidas e desesperançadas frente à realidade de injustiças sem conseguir vislumbrar horizontes e futuros. Na experiencia de Maria de Nazaré e na profecia por ela cantada, somos chamadas a fortalecer nosso espírito e renovar nossa fé e esperança no Deus de Maria de Nazaré, o deus que age a favor de  “anawim” , pobres de Deus do mundo.

O Magnificat que exalta ao Deus que escolheu transformar uma jovem pobre de Nazaré em bem-aventurada por todas as gerações, é muito mais que um cântico. É uma declaração de fé que inaugura o mundo alternativo de Deus sem poderes e dominação.  Maria é a mensageira desse mundo desejado por Deus como uma sociedade de igualdade e justiça para todas as pessoas – uma sociedade onde não haja superiores e inferiores, pobres e ricos, poderosos e subalternizados, A proposta anunciada é de transformação das estruturas que legitimam a dominação e sustentam as desigualdades sociais, raciais e gênero.

Para realizar o que é cantado no Magnificat de Maria de Nazaré, não basta dizer sim. É preciso uma ação ativa de transformação: Depor   tronos, poder e poderosos, exaltar humildes, saciar famintos e despedir ricos de mãos vazias.  O Deus exaltado no Magnificat é o Deus que quis revelar-se ao mundo através dessa experiencia que destrona poderes e que no corpo de Maria realizou esses feitos. Foi este Deus que Maria exaltou em seu cântico: “Seu nome é santo e sua misericórdia perdura de gerações a gerações para aqueles que o temem”. Este foi o Deus experienciado e cantado por Maria no Magnificat! O Deus que habita em lugar santo, mas está junto das pessoas humildes e abatidas, exaltando-as e fartando-as de bens.

O Magnificat proclama o nome do Deus que quis se revelar ao mundo através do corpo e experiência de mulher, proclama um outro mundo onde não haja ricos e pobres, poderosos e oprimidos.  Por isso a experiencia divina revelada no Cântico de Maria deve contribuir para alimentar nossa fé e nossa esperança na construção de um mundo sem tronos e onde “anawim” possam fartem-se de bens!

Oração e benção

Reconhecendo a presença e ação da Ruah divina em nossas vidas e em nossas comunidades, oremos o Magnificat de Maria, acolhendo a missão de construir um mundo sem dominação onde haja igualdade e reciprocidade, derrubando tronos e poderes que produzem marginalização política, social e religiosa das mulheres e outros grupos oprimidos. Que a Ruah que inspirou Maria em seu cântico, desafie a cada um de nós a dizer um SIM de compromisso para fazer acontecer o mundo alternativo de Deus cantado no Magnificat.  Que a benção de Maria de Nazaré, cantora do amor revolucionário de Deus derramado em toda gente empobrecida seja derramando sobre nós, participando-nos sua atitude e canção profética. Em nome de Deus que é pai e mãe, em nome do seu filho Jesus Cristo, e todos seus filhos e filhas, em nome da Ruah, espírito feminino e amoroso de Deus, Amém!

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×