Reflexão do Evangelho

A Lucidez de Jesus

Uma das características mais marcantes da pregação de Jesus é a lucidez com que Ele conseguiu desmascarar o poder alienante e desumanizador que se encerra nas riquezas.

A visão de Jesus não é a de um moralista que se preocupa em saber como adquirimos os nossos bens e como os utilizamos. O risco de quem vive desfrutando das suas riquezas é esquecer a sua condição de filho de um Deus Pai e irmão de todos.

Daí o seu grito de alerta: «Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro». Não podemos ser fiéis a um Deus Pai, que procura justiça, solidariedade e fraternidade para todos, e, ao mesmo tempo, viver a serviço dos nossos bens e riquezas.

O dinheiro pode dar poder, fama, prestígio, segurança, bem-estar, mas, na medida em que escraviza a pessoa, fecha-a a Deus Pai, e a faz esquecer sua condição de irmã e leva-a a quebrar a solidariedade com os outros. Deus não pode reinar na vida de quem está dominado pelo dinheiro.

A razão profunda disso está em que as riquezas despertam em nós o desejo insaciável de ter sempre mais. E então cresce na pessoa a necessidade de acumular, capitalizar e possuir sempre mais e mais. Jesus considera como uma verdadeira loucura a vida daqueles proprietários de terras da Palestina, obcecados em armazenar as suas colheitas em celeiros cada vez maiores. É uma insensatez dedicar as melhores energias e esforços na aquisição e acúmulo de riquezas.

Quando, no final, Deus se aproxima do rico para recolher a sua vida, fica claro que este a desperdiçou. A sua vida carece de conteúdo e de valor. «Tolo e insensato, assim é aquele que acumula riquezas para si e não é rico diante de Deus».

Um dia, o pensamento cristão descobrirá com uma lucidez que hoje não temos a profunda contradição que existe entre o espírito que anima o capitalismo e aquele que anima o projeto de vida desejado por Jesus. Esta contradição não se resolve nem pela profissão de fé daqueles que vivem com espírito capitalista nem com a esmolas que possam fazer com os seus lucros.

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×