Reflexão do Evangelho

A compaixão é a base, o dinamismo e o horizonte da vida cristã!

Leia a reflexão sobre Marcos 6.30-34, texto de Itacir Brassiani.

Boa leitura!

Dos nossos antepassados e dos pensadores ocidentais, aprendemos que é refletindo, dobrando-nos sobre nós mesmos, que chegamos a saber o que e quem somos. A tradição bíblica, porém, tem uma perspectiva diferente: descobrimos e revelamos nossa identidade respondendo a quem nos interpela, tomando uma atitude diante do rosto do Outro que está diante de nós, assumindo nossa responsabilidade na história. Nós somos a resposta que damos aos dilemas do mundo e aos múltiplos chamados que nos solicitam!

Mas não podemos esquecer também que um dos aspectos mais profundos da fé que herdamos dos hebreus é a imagem de um Deus que cuida de nós como o pastor toma conta das suas ovelhas: Ele nos guia por caminhos seguros e nos conduz a pastagens abundantes, e nos dá a felicidade e o amor como companheiros que vão à nossa direita e à nossa esquerda. “O Senhor é meu pastor, nada me falta”: assim começa uma das mais belas orações do judaísmo. E essa não é uma afirmação ingênua e piedosa, mas a expressão de resistência, a convicção de um povo que sente falta de quase tudo, mas resiste.

As pessoas que fazem a experiência de serem amadas e guiadas por Deus se descobrem também intimadas a amar e cuidar dos outros, sem agenda fixa e sem hora marcada. O evangelista nos conta que, depois de enviar os discípulos para uma experiência de missão, e depois de saber do assassinato do profeta João Batista, é tanta gente que procura Jesus e os apóstolos que eles não têm mais tempo nem para comer. O cansaço da missão recém concluída e a tensão provocada pelo martírio de João pedem descanso, um retiro mais tranquilo. E isso lhes parece prudente e mais que merecido.

Um verdadeiro pastor, porém, não sabe dar as costas às suas ovelhas. Jesus simplesmente não é capaz de ignorar as necessidades do seu povo, e ensina seus discípulos a não se contentarem com a contabilização de pequenos sucessos pastorais. A necessidade fez o povo apressar o passo, e muita gente, tendo visto Jesus e os discípulos partirem de barco, correu por terra e chegou ao lugar do descanso antes que eles.

Diante da multidão que se antecipou para não perder o encontro, Jesus poderia ter atitudes: orgulho pelo sucesso da pregação; indiferença diante do que poderia ser somente busca de milagres e vantagens fáceis. Mas, descendo do barco, Jesus lê no rosto da multidão o abandono por parte daqueles que deveriam conduzi-la e defendê-la. O evangelista diz que “quando saiu da barca, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão, porque estavam como ovelhas sem pastor.”

Compaixão é a atitude profunda e quase orgânica de quem assume as dores dos outros como e fossem suas, de quem reconhece como próprias as lutas daqueles que são mais vulneráveis. É uma força que destrói os muros que, por medo, comodismo ou egoísmo, os povos, religiões, Igrejas e indivíduos vão construindo em torno de si mesmos e seus interesses. Por isso, a compaixão é também o dinamismo que comove Jesus e tira os cristãos dos castelos construídos pelo individualismo para coloca-los na estrada da missão.

É isso que Jesus demonstra ao longo de toda a sua vida, e é isso que ele propõe para aqueles que seguem seus passos. Sua primeira ação diante do povo abandonado é “ensinar muitas coisas para eles”: ensinar que eles sofrem porque foram abandonados pelas autoridades políticas e religiosas; que os muros que separam povos e classes são invenções humanas e devem acabar; que Deus não é um pastor amigo e compassivo…

Escrevendo aos efésios, Paulo sublinha que, a partir de Jesus Cristo, acabaram os privilégios de raça e de religião que definem quem está mais perto ou mais longe de Deus, quem tem prioridade e quem deve esperar na fila. Privilégios estabelecem hierarquias e classes, e perpetuam dominações. Pregado na cruz em meio a dois criminosos, Jesus derruba os muros que separam, elimina hierarquias culturais e sociais, assina o tratado de paz que faz de todos os povos uma única família. Não há mais diferença de dignidade entre homens e mulheres, cristãos e pagãos, escravos ou livres. Eis a Boa Notícia que há dois milênios suscita alegria!

Jesus, belo e amado pastor, peregrino no santuário das dores humanas! Atravessamos hoje os sombrios vales da indiferença, da discriminação e do ódio transformadas em cultura, inclusive nas redes sociais e comunidades eclesiais. Desperta também hoje homens e mulheres que, como tu, diante das dores e misérias humanas, deixem-se mover pela compaixão. Que ninguém busque piedosas razões para justificar a indiferença diante do sofrimento humano.  Assim seja! Amém!

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×