Notícias

Marias, Mulheres, a Esperança renasce a cada Natal

As mulheres que fazem o CEBI no Estado de São Paulo teceram com fios de texto uma bela colcha de retalhos para nos acolher neste Natal.

…..ela estava grávida

O advento é o tempo da esperança, é o tempo de renovar a alegria e a nossa fé nas pessoas. Do tempo litúrgico do Advento trago a pessoa de Maria, foi aquela, nas palavras do Papa Francisco, que soube transformar o curral na casa de Jesus. E, aí, eu penso quantas mulheres de hoje que conseguem transformar pequenos espaços, muitas vezes, espaços com muita dificuldade de sobrevivência da família, num lar de carinho de amor e de ternura. Maria, no seu silêncio, foi a revolucionária, ela revolucionou, na época, com seu testemunho, com seu afeto, com a sua ternura. Quantas mulheres, no dia a dia, com ternura e afeto, lutam por um mundo mais humano, lutam por seus filhos e filhas, lutam pela educação e pela saúde de seus familiares, não os abandonam, assim como ela (Maria) também não abandonou seu filho. 

Maria protegeu Jesus na fuga para o Egito, protegeu sua vida, deu testemunho até seu último momento, acompanhou nos momentos mais difíceis. Quantas mulheres fazem isso no dia a dia, lutam por justiça, pela dignidade. Que o advento possa renovar a nossa esperança, possa renovar a esperança por um mundo mais justo, por um mundo mais humano, por um mundo onde as pessoas possam dialogar, e, as mulheres, que são grandes lutadoras, muitas vezes silenciosas [e silenciadas], com estratégias de ternura, possam, de verdade, trazer essa nova esperança e essa nova alegria. 

Assim como Maria foi atenta as necessidades, também as mulheres são atentas as necessidades do dia a dia de seus filhos [e filhas] e dessa sociedade… inspiradas nos passos de Maria nossa mãe.

Sonja, Cotia-Grande São Paulo


¹ Naquele tempo o imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império. Todas as pessoas deviam se registrar a fim de ser feita uma contagem da população.

² Quando foi feito esse primeiro recenseamento, Cirênio era governador da Síria.

³ Então todos foram se registrar, cada um na sua própria cidade.

⁴ Por isso José foi de Nazaré, na Galileia, para a região da Judeia, a uma cidade chamada Belém, onde tinha nascido o rei Davi. José foi registrar-se lá porque era descendente de Davi.

⁵ Levou consigo Maria, com quem tinha casamento contratado . Ela estava grávida,

⁶ e aconteceu que, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer.

⁷ Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão.

⁸ Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas.

⁹ Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo,

¹⁰ mas o anjo disse:

  — Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo!

¹¹ Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor!

¹² Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura.

¹³ No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo:

¹⁴ — Glória a Deus nas maiores alturas do céu!

  E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem! 

Lucas 2:1-14


— Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, …

Como o anjo fez no nascimento de Jesus, uma boa notícia a vocês que lutam, que buscam por seus direitos, que querem um mundo melhor. Este Jesus que se encarna, se faz criança, se faz pequeno, é ele o Deus conosco, o Emanuel. Ele vos dará forças, dará sentido a vossa caminhada e não deixará que vocês desistam, por qualquer motivo, da luta que traz a libertação, a justiça e a paz em seus corações. Emanuel o Deus conosco é o mesmo Deus que está em mim e em cada uma de vocês.

Fernanda, Religiosa, Congregação Irmãs Dominicanas de São José

 

…. e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo!

A melhor forma de compartilhar a mensagem de amor de esperança que Jesus nos deixou é agindo, é praticando, faço parte de uma paróquia franciscana e São Francisco já nos dizia evangelize, se precisar use palavras. Quanto mais você se aprofunda nos estudos bíblicos de quem era Jesus e o que esperava da gente, percebe-se que é para a   gente sair dessa inércia, de uma sociedade que só oprime, que tem valores completamente diferentes do que era pregado por Jesus… Realmente nos libertar do que não nos leva até Deus. Essa mensagem a gente tem que espalhar por toda parte, inclusive, e, principalmente, para as pessoas que estão na margem da sociedade. Porque elas são as que estão mais sem esperança, mas sem perspectiva de mudança. E não tem uma outra forma se não for lutando para que isso mude.

Desde os trabalhos maiores, como uma reivindicação de políticas públicas, que realmente atendam as pessoas, que realmente façam esse resgate da dignidade, de maneira material, maneira física, mas a gente também tem que fazer esse resgate da dignidade da pessoa humana, das coisas intangíveis.  Também é o olhar diferente para pessoa, é olhar no olho, escutar a pessoa, é realmente transformar a vida das pessoas. 

Se a gente quer uma sociedade diferente, se a gente quer realmente viver a palavra que Jesus deixou, o ensinamento que Jesus deixou para nós, temos que mudar as nossas atitudes, sair das convenções sociais e começar realmente a olhar as pessoas todas com o mesmo respeito, com a mesma igualdade. Ter a consciência que todas têm os mesmos direitos e que se alguém não está tendo esses direitos atendidos isso é errado e a gente tem que mudar essa questão. 

Isso não é uma missão fácil, mas a gente não tem opção, na verdade, se você se propôs e seguir a Cristo, não tem outra alternativa, tem que arregaçar as mangas e mudar, ir a luta, porque, realmente, nada se transforma sozinho, e, nós precisamos ser esses agentes dessa esperança e transformar essa esperança em realidade.

Lourdes, Paróquia Católica Romana São Francisco de Assis, Região Lapa

 

Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor!

Natal nada mais é do que um grande momento que nasce Cristo, mas também nasce e renasce em nós a esperança de acreditar em dias melhores, acreditar no potencial do ser humano para transformação da sociedade. Então o grande sentido do Natal é o nascimento da esperança, o nascimento do amor. Por meio do amor a gente consegue sim transformar e juntas acreditar em dias melhores para nossa sociedade, com mais igualdade, mais direitos, com mais humanidade. Então que nesse Natal o menino Jesus possa renascer novamente em cada qual de nós e renascer, principalmente, naquelas e naqueles que estão de alguma maneira afastados e afastadas, ou quem, até mesmo, ainda não conhece o verdadeiro sentido do Natal. Que o menino Jesus possa abençoar de uma maneira especial todas as casas e famílias que estão num momento de sofrimento, que possa renascer a esperança de dias melhores.

Paula, educadora social trabalhando com adolescentes com os adultos a dimensão pastoral

Nenhum produto no carrinho.