Notícias

Sociedade ‘está prontinha para o universo fascista’, diz Chauí

Sociedade 'está prontinha para o universo fascista'
Filósofa, professora da USP, diz que o golpe que culminou com o afastamento da presidente Dilma Rousseff, e a "Ponte para o Futuro" do PMDB), que ela chamou de "pinguela para o passado", abrem um "campo no qual nenhuma possibilidade sequer de liberalismo ou de democracia estão garantidas"; Chauí disse que, quando tucanos foram hostilizados em manifestação na avenida Paulista tornou-se claro o motivo pelo qual "os coxinhas vestidos de verde e amarelo" estavam insatisfeitos: "A resposta veio 3 ou 4 minutos depois, quando começou um grito 'viva o Bolsonaro'”
 
A filósofa Marilena Chauí, professora titular da USP, afirmou nesta semana que a sociedade brasileira "está prontinha, acabadinha para o universo fascista".  A afirmação foi feita em debate realizado em São Paulo, onde ela disse que o afastamento da presidente Dilma Rousseff, que ela considera um golpe de Estado, e a "Ponte para o Futuro" (programa de governo proposto pelo PMDB), que ela chamou de "pinguela para o passado", abrem um "campo no qual nenhuma possibilidade sequer de liberalismo ou de democracia estão garantidas".

"É uma autocracia total. Por enquanto, o que é triste é que o autocrata não possui a imagem adequada. Uma figura como [o presidente interino] Michel Temer, realmente, é risível, mas a ideia é que você tenha um chefe", afirmou.

Chauí disse que, quando tucanos foram hostilizados em manifestação na avenida Paulista, em São Paulo, tornou-se claro o motivo pelo qual "os coxinhas vestidos de verde e amarelo" estavam insatisfeitos.

"A resposta veio 3 ou 4 minutos depois, quando começou um grito 'viva o Bolsonaro'. Eu diria que é um país tão infeliz que nós não conseguimos ter uma figura de autocrata capaz de preencher o papel, porque mesmo um cara como o [deputado federal Jair] Bolsonaro (PSC-RJ), que pode preencher esse lugar, tem um grau de pequenez tão ridículo que dificulta."

Ao apontar para o que ela entende como risco à democracia, a professora citou "essa coisa fascista que é o verde-amarelismo dos coxinhas", a "operação cotidiana, minuciosa que foi feita no campo ideológico de convencimento da teologia da prosperidade, da ideologia do empreendedorismo e, em particular, da concepção neoliberal do individualismo como competição bem-sucedida".

Segundo Chauí, "a ideologia do empreendedorismo infelizmente não é só da bancada da bíblia. A quantidade de petistas que eu vi defendendo e propondo seminários sobre empreendedorismo, debates sobre empreendedorismo, a questão do empreendedorismo… Dá vontade de chorar, de pegar um punhal e enfiar na goela das pessoas. Também, depois de tudo o que aconteceu, dá para entender por que os petistas falam, falamos, falaram e falaremos".

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×