Notícias

Seminário debate razões da (des)igualdade racial

Seminário debate razões da (des)igualdade racial

Durante os dias 27 a 29 de agosto, mais de oitenta pessoas estiveram reunidas no 6° Seminário Nacional de Teologia da Libertação e Educação Popular. Com a temática Negritude e Branquitude: Razões da (des)igualdade a questão racial do Brasil foi discutida como um problema de relações entre negros e brancos, pois a solução envolve toda a sociedade. Estiveram presentes pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Paraíba e Mato Grosso, além do Rio Grande do Sul.

No primeiro dia, os trabalhos foram coordenados pela assessora Lilian Lira, teóloga, doutoranda em Religião e Educação. Foram realizados estudos em grupos, onde as pessoas debateram o que foi chamado de "temas geradores de tensão".

O mito da democracia racial, reproduzido nos livros escolares (fábula da convivência pacifica entre brancos europeus, índios e negros) foi o ponto de partida para a análise da realidade brasileira. Uma história de desenvolvimento do país através da escravidão africana e indígena, do latifúndio, extração de riquezas naturais, beneficiando elites dominantes que deixou suas marcas:

*mais de 50% da população brasileira considerada negra compreende os 70% mais empobrecidos; 
*mercado de trabalho com diferenciação de salários entre pessoas brancas e negras; 
*mais de 2/3 dos/das jovens assassinados/as tem entre 15 e 18 anos e são negros; 
*necessidade de Política de cotas para garantir ensino superior à população negra.
      

Juntamente com os temas os participantes debateram os valores civilizatórios afro-brasileiros, não a partir dos conceitos, mas sim, da vivência de cada um. Os valores são: Circularidade,Religiosidade, Corporeidade, Musicalidade, Cooperativismo/Comunitarismo, Ancestralidade, Memória, Ludicidade, Energia vital (Axé), Oralidade.

No segundo dia de trabalhos, foi realizada a exposição dos grupos convidados a apresentarem seu trabalho, explicar um pouco sobre sua história, e também sua relação com o tema Negritude e Branquitude. Os grupos que fizeram exposição foram:

  • GDIREC – Gestando o Diálogo inter religioso e ecumênico
  • CAPA – Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – Projeto Comunidades Quilombolas
  • Grupo Egbé Òrun Àiyé/RS de estudos da religião afro
  • Grupo Identidade/EST
  • Ong Movimento de Consciência Negra Palmares

 A segunda etapa da assessoria foi conduzida por Marcos Rodrigues da Silva, teólogo, doutorando em Ciências da Religião, que fez um resgate da história da África, das comunidades tradicionais, dos quilombolas e comunidades negras rurais, no período anterior ao tráfico de escravos. Mostrou através de mapas como era a geografia do continente africano, e também a organização dos povos e suas origens ancestrais.

A intenção de Marcos nesta exposição era mostrar que quando os negros foram arrancados de suas terras e levados pra todos os cantos do mundo, o que estava sendo "exportado" da África não eram negros "selvagens" e "ignorantes" para realização de trabalho pesado. Muito pelo contrário, estavam levando conhecimento e tecnologia de ponta para as colônias. A arquitetura (trama com barro e palha), o manuseio de diversos tipos de plantações, os conhecimentos medicinais, em sua grande maioria foi ensinada pelo povo oriundo do continente africano. Foi o recontar de uma história que não aprendemos na sala de aula.

Na outra parte do seminário os grupos reuniram-se para levantar questões e dúvidas que permaneceram referentes ao que foi exposto. Novamente, as discussões foram muito maduras e foi dado mais um passo para o entendimento de que as questões raciais fazem parte de nosso cotidiano e que a discriminação é um problema pertinente a todos e todas.

Isto se evidenciou através de depoimentos como o de um grupo de jovens mulheres, agentes de pastorais e professoras que perceberam que conseguem suscitar discussões acerca do tema gênero e feminismo, mas passa completamente despercebido o tema raça e etnia. Isto porque, em primeiro lugar, não são negras, em segundo, por conta da educação vigente que mascara o tema.

Outro depoimento foi de uma jovem negra, que disse ter sido questionada ao não preencher o item que solicitava informar a cor numa ficha de inscrição para um curso. Em resposta ela disse que não se enquadrava em nenhuma das opções oferecidas no formulário. Ou seja, ela trouxe a tona a seguinte reflexão: No que irá influenciar a sua cor de pele para a matrícula em determinado curso. Para quem é "branco/a" este tipo de questão não causa desconforto, pois é o "normal" da sociedade.

Por último, uma terceira jovem questionou o grupo sobre a possibilidade de traçar um paradoxo entre as questões de machismo x feminismo e negritude x branquitude.

Ao longo do seminário foram apresentados filmes de curta metragem sobre o tema em discussão, bem como poesias e "spots" (pequenos filmes com ou sem efeitos sonoros e música de fundo, geralmente utilizados quando há muita coisa a ser transmitida em uma só mensagem).

Alguns educadores e algumas educadoras presentes relataram sua dificuldade em se especializar na área de educação racial para atender a lei 10.639 de 09.01.2003 que tornou obrigatório o ensino sobre a História e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e particulares.

Porém, a assessora Lilian informou que existem sim cursos, inclusive gratuitos, e citou como exemplo o a extensão em que ela mesma participa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre esta temática. Lilian e Marcos também ofereceram diversas bibliografias sobre a temática da lei.

Para encerrar a coordenação apontou algumas questões do seminário, dentre elas o desafio dentro das instituições de ensino em implantar estudos sobre a história afro brasileira. Uma das propostas do seminário era oferecer momento e espaço para que as pessoas pudessem se articular e construir/obter subsídios para mudar a realidade. 

 

Leia também:

INESC revela que Orçamento Quilombola 2008-2010 é maquiado na titulação

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×