Nos dias 24 e 25 de maio, o CEBI-MS, em Campo Grande, realizou celebrações em alusão a SOUC – Semana de Oração pela Unidade Cristã. Foram dois dias de muita oração, reflexão e partilha.
De forma virtual, na terça-feira (24), a celebração contou com a presença de líderes religiosos da Igreja Anglicana, na pessoa do Reverendo Victor Hugo de Oliveira Marques; da 4ª Igreja Batista, pastor Marcelo Moura; da Umbanda (Terreiro Cacique Pirauê) Pai Anderson Meaurio; da Igreja Católica Apostólica Romana, Padre Fábio Nascimento; Lilian Sarat pastora Metodista; e cristãos de vários lugares do Brasil. A noite foi marcada por alegria, oração e ricas partilhas da palavra de Deus. A partir do Evangelho de Mateus 2,1-12, foi nos trazido a lembrança da Estrela Guia que abre os trabalhos na Umbanda; a presença dos reis magos que representa os povos de toda a terra que se colocam em missão para prestar culto ao novo rei que acaba de nascer; de Maria, a mulher e mãe, que representa todas as Marias que recebem seus filhos sem um “chá de fraldas”, mas que confia na providencia e nas promessas de um Deus que une, luta e caminha com seu povo; e ainda foi nos trazida a fala do papa Francisco de que a “Unidade é dom, é graça a ser pedida em oração”.
Na quarta-feira (25), de forma presencial, a celebração nos encheu de alegria e esperança. Junto com os irmãos da Igreja Anglicana, da umbanda e Igreja Católica Apostólica Romana renovamos o desejo de que a Unidade Cristã seja a nossa bandeira para “…ver um sonho bom acontecer”. Refletindo o texto bíblico (Mateus 2,1-12) nossos líderes religiosos Anderson Meario (terreiro Cacique Pirauê), Valdir Nemesio (Igreja Anglicana), Irmão Darci Zacaron e Dom Dimas Lara Barbosa (ICAR – Igreja Católica Apostólica Romana), aqueceram nossos corações e provocaram nossas práticas. Somos diversidade num caminho que nos leva ao mesmo Deus, caminhantes e missionários como os reis que ofertam presentes e prestam homenagens ao novo Rei, o Rei da unidade e do amor. Trouxemos presente o grito de tantos irmãos desesperançados, marginalizados, oprimidos. O grito da mulher, do estrangeiro, dos povos originários, da terra, da diversidade e de todo o povo que clama por saúde e direitos iguais. Finalizando a noite foi compartilhado um delicioso lanche partilhado pelos presentes. Um momento de convivência e partilha da vida.
Também em Dourados reunimo-nos no sábado (28) para “sonhar em mutirão” pela Unidade Cristã. Graciela Chamorro e Walter nos acolheram calorosamente em sua Casa-Oca e no grande quintal a céu aberto rezamos, partilhando nossa fé e esperança de “ver raiar um novo dia”. Edmilson fez breve memória da instituição da SOUC, lembrando-nos que apesar de diferentes “em Cristo somos um”. Partilhamos, após a leitura da palavra expressa em Mateus 2,1-12, nossas identidades e sentimentos que alimentam a esperança, pendurando estrelas no varal cheio de luzes a iluminar a noite escura. Na reza do “Credo da Solidariedade” reafirmamos nossa fé na Trindade Divina, no Reino pleno de vida abundante para todas e todos. De corações alegres e aquecidos, saboreamos o alimento partilhado e ao redor da fogueira, com animada cantoria, encerramos nosso encontro de irmãs e irmãos “Na força da esperança e na coragem de lutar…”
O momento de convivência e oração fortaleceu a nossa fé e renovou o desejo de que todas as comunidades possam estar orando pela Unidade Cristã.
“Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (Mateus 2,2)
CEBI-MS