Notícias

Reflexão do evangelho: À porta de nossa casa

Evangelho de Jesus Cristo
Leia no IHU.
Confira a reflexão do evangelho que a Igreja propõe neste domingo: Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,29-39 que corresponde ao Quinto Domingo do Tempo Comum, ciclo B, do Ano Litúrgico. O texto é do espanhol José Antonio Pagola.

Boa leitura!

Na sinagoga de Cafarnaum, Jesus libertou pela manhã um homem possuído por um espírito maligno. Agora se diz que sai da «sinagoga» e parte para a «casa» de Simão e André. A indicação é importante, pois no evangelho de Marcos o que sucede nessa casa encerra sempre algum ensinamento para as comunidades cristãs.

Jesus passa da sinagoga, lugar oficial da religião judia, à casa, lugar onde se vive a vida quotidiana junto aos seres mais queridos. Nessa casa vai-se formando a nova família de Jesus. Nas comunidades cristãs temos de saber que não é um lugar religioso onde se vive da Lei, mas um lar onde se aprende a viver de forma nova em torno a
Jesus.

Ao entrar na casa, os discípulos falam-lhe da sogra de Simão. Não pode sair a acolhê-los, pois está prostrada na cama, com febre. Jesus não necessita de mais. De novo vai quebrar o sábado pela segunda vez no mesmo dia. Para Ele, o importante é a vida sã das pessoas, não as observâncias religiosas. O relato descreve com todo o detalhe os gestos de Jesus com a mulher doente.

«Aproximou-se». É o que faz sempre primeiro: aproximar-se dos que sofrem, olhar de perto o seu rosto e partilhar o seu sofrimento. Logo «a segura pela mão»: toca a doente, não teme as regras de pureza que o proíbem; quer que a mulher sinta a Sua força de curar. Por fim «levantou-a», coloco-a de pé, devolveu-lhe a dignidade.

Assim está sempre Jesus no meio dos seus: como uma mão estendida que nos levanta, como um amigo próximo que nos infunde vida. Jesus só sabe servir, não ser servido. Por isso a mulher curada por Ele se põe a «servir» todos. Aprende-o com Jesus. Os seus seguidores, temos de viver acolhendo-nos e cuidando-nos uns aos outros.

Mas seria um erro pensar que a comunidade cristã é uma família que pensa só nos seus próprios membros e vive de costas para o sofrimento dos outros. O relato diz que esse mesmo dia, «ao pôr-se o sol», quando havia terminado o sábado, levam a Jesus todo tipo de doentes e possuídos por algum mal.

Os seguidores de Jesus, temos de gravar bem esta cena. Ao chegar a obscuridade da noite, toda a população, com os seus doentes, «acotovela-se à porta». Os olhos e as esperanças dos que sofrem procuram a porta dessa casa onde está Jesus. A Igreja só atrai de verdade quando as pessoas que sofrem podem descobrir dentro delas Jesus curando a vida e aliviando o sofrimento. À porta das nossas comunidades, há muita gente que sofre. Não o esqueçamos.

Fonte: Publicado no site do Instituto Humanitas, 02/02/2018.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×