Notícias

Reflexão da semana: “E seguia Jesus pelo caminho”

Leia a reflexão sobre Marcos 10,46-52. O texto pertence a Tomaz Hughes (em memória).
Boa leitura!

Estamos no fim da caminhada de Jesus desde Cesareia de Felipe até a sua morte e ressurreição em Jerusalém. Com o texto de hoje, Marcos encerra o bloco da caminhada da cura da cegueira de seus discípulos. A cura do cego Bartimeu é o último milagre de Jesus relatado por Marcos.

O texto começa com um senso de urgência – chegaram a Jericó e logo saíram. Parece que Jesus tem pressa para caminhar até Jerusalém desde Jericó. E lá está o cego Bartimeu. Onde? Sentado à beira do caminho! Enquanto Jesus está “a caminho” com seus discípulos, o cego está à beira do caminho, sentado! Simboliza todos os que não conseguem caminhar no discipulado e estão parados, à beira do caminho do seguimento de Jesus.

Este texto está bem carregado de sentido. Logo que Bartimeu fica sabendo que é Jesus quem passa, ele grita: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!” É de novo um dos temas centrais da Bíblia – o grito do pobre e sofrido! Desde o grito do sangue de Abel, passando pelo grito do Êxodo, de Jó, dos pobres nos Salmos, de Bartimeu, de Jesus na Cruz, dos martirizados do Apocalipse, o tema do grito do sofrido perpassa toda a Escritura, com a garantia de que Deus escuta o seu clamor. Mas, a reação dos transeuntes é de que Bartimeu se cale! O poder dominante sempre quer abafar o grito do excluído. Isso não mudou até os dias de hoje. É só verificar o pouco caso que a nossa sociedade faz diante da opressão e massacre dos povos indígenas, diante de sofrimento dos excluídos e marginalizados pela sociedade de consumo. Até nas igrejas existe quem não queira ouvir o grito, e faz de tudo para abafar qualquer iniciativa popular.

Mas Deus escuta!

Com um fino toque de ironia, o texto mostra como, por causa da atitude de Jesus, os mesmos que o mandaram calar, agora têm que convidá-lo para falar com Jesus. Porém, para isso Bartimeu tem que lançar fora o manto, a única coisa que ele possuía, a sua única segurança. É a sua roupa, o seu cobertor à noite, o que ele usa para recolher as esmolas. Ele o joga fora, embora seja cego, sem ter certeza que vai ser curado. Como os primeiros discípulos no lago (Mc 1,18.20), ele aprende que não é possível seguir Jesus sem deixar algo, sem arriscar a segurança humana para experimentar a mão de Deus (cf. Mc 6,8-10).

É bom notar que Jesus não parte imediatamente para a ação. Ele respeita a liberdade do cego e pergunta “o que quer que eu faça por você?” (v. 51). Pois, Jesus não obriga ninguém a se libertar. Há quem prefere ficar sentado à beira do caminho, no seu comodismo, quem não opta pela libertação. Mas, Bartimeu quer ver de novo. Diferente do cego de nascença em João 9, Bartimeu enxergava anteriormente e tinha perdido a visão. Aqui ele simboliza a comunidade marcana por volta do ano 70, que tinha perdido a clareza da fé. Mais uma vez, precisava o toque de Jesus para que voltasse a ver claramente.

Curado, Bartimeu recebe licença para ir, para seguir a sua vida. Mas, ele faz outra opção: “no mesmo instante o cego começou a ver de novo e seguia Jesus pelo caminho” (v. 52).

Ele usava para Jesus um titulo não muito adequado: “filho de Davi”. Em Mc 12,35-37, Jesus fez restrições a este título messiânico. Bartimeu, embora não tivesse clareza na mente, tinha a prática certa: seguir Jesus pelo caminho. Aqui, Marcos faz contraste com a figura de Pedro, que tinha o título certo para Jesus: “Tu és o Messias” (Mc 8,29). Tinha, porém, a prática errada, pois não queria que Jesus caminhasse a Jerusalém para a doação total da sua vida, na Cruz. Aqui, o modelo de discípulo não é Pedro, mas Bartimeu. Pois, mais importante do que os títulos e expressões teológicas, sem negar a sua importância, é a prática do seguimento de Jesus. É um alerta para todos nós, para que a nossa prática seja coerente com a nossa fé, no seguimento de Jesus, em favor do Reino de Deus e seus valores.

Texto partilhado pelo autor.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×