O CEBI Paraná segue caminhando neste momento de recomeço, pós-pandemia em que as exigências se sobrepõem. Seja nas ações concretas, seja nas metodologias, vivemos um momento de exigências e urgências. Cinco palavras nos movem: esperança; escuta; humildade; transparência; e ousadia. Tudo isso deve acontecer em sintonia com o CEBI Nacional. E em diálogo com o conselho e de forma conjunta entre as sub-regiões. Assim, é que assumimos a responsabilidade de fortalecer a identidade do CEBI que é um Centro de Estudos Bíblicos. Esta convicção se fortaleceu com a visita que fiz como coordenador estadual, à sub-região de Foz do Iguaçu no dia 23 de setembro de 2023, um sábado de temperaturas escaldantes. Nada comparável, no entanto, com o calor da acolhida do CEBI de Foz do Iguaçu.
As visitas são acontecimentos presentes no enredo bíblico, tanto no Primeiro, como no Segundo Testamento. Abraão recebeu uma visita importante e uma notícia boa (Gn 18,1-16), de mensageiros do Senhor, que transformou para sempre a sua vida. No Saltério, igualmente, Deus visita a terra, regando-a com a esperança da chuva, na visão poética do salmista (Sl 65,10-12). É essa a forma de visita que fecunda a terra. Jacó recebe a visita do Anjo do Senhor, com quem luta e o vence, sendo abençoado logo após (Gn 32,22-32). Desta visita nasceu a certeza de que Deus quer que lutemos por tudo o que acreditamos. Jetro, o sogro de Moisés visita-o, recebe seu abraço, ouve-o e o abençoa. (Ex 18,1-12). Esta visita fortaleceu e encorajou Moisés para a missão mais importante de sua vida. O Segundo Testamento narra a visita de Maria à Isabel, repleto de significados e profecia (Lc 1,39-56). Esta visita que revela um dos gestos mais sagrados e comuns entre as mulheres, promove o primeiro encontro entre Jesus e João Batista. As visitas são um gesto frequente e sagrado em nossas comunidades.
A partir da efusão do Espírito de Deus, profetizada pelo profeta Joel, ousamos sonhar com o protagonismo profético de nossas juventudes. O espírito jovem e mobilizador de Luci Andreghetti, fez a diferença na mobilização, na organização e na articulação do encontro. Luci nos fez uma belíssima avaliação da participação do CEBI-PR no evento da Pastoral Popular Luterana – PPL – em Palmitos Santa Catarina nos dias 7 a 10 de setembro de 2023. Estiveram neste evento a Luci sub-região de Foz do Iguaçu; a Cida e o Lino da sub-região de Medianeira; e Marina do da sub-região de Maringá. Embora o CEBI deva priorizar a sua identidade que é o estudo bíblico, buscando cumprir as três prioridades: Juventudes; diversidades e Justiça Ambiental, é de fundamental importância que estejamos envolvidos nas principais lutas populares. Desde que, valorizando as instâncias e otimizando os recursos e o tempo, com fraternidade e transparência, tomemos decisões compartilhadas. Saudações cebianas e gratidão a Gisele Canal e Maria sua mãe pela acolhida e pelo entusiasmo. Saímos fortalecidos e ainda mais entusiasmados para, como cantamos em nosso mantra, “Fazer ressoar a Palavra de Deus e todo lugar”. Esta visita nos encheu de esperança e coragem e fecundou os nossos sonhos como a chuva fecunda a terra.
Curitiba, 27 de setembro de 2023 quarta-feira
João Ferreira Santiago.
Coordenador estadual do CEBI-PR.
Doutorando em teologia pela PUC-PR.