Notícias

Primaz da IEAB opina sobre sagração de mulheres na Igreja da Inglaterra.

Primaz da IEAB opina sobre sagração de mulheres na Igreja da Inglaterra.
 A Igreja da Inglaterra votou no dia 14 de julho, em seu Sínodo Geral pela autorização de mulheres presbíteras se tornarem bispas, após mais de 20 anos de debates sobre a matéria. Há dois anos atrás, a proposta não logrou aprovação pelo quorum mínimo exigido – dois terços dos votos de bispos, clérigos e leigos – e o debate seguiu até a decisão de hoje.
 
O bispo Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), dom Francisco de Assis da Silva, saudou a decisão, reconhecendo que este é um grande passo que a Igreja Anglicana na Inglaterra dá para a plena inclusão das mulheres no ministério da Igreja.
 
A Província da Inglaterra se soma agora a outras Províncias da Comunhão Anglicana que já permitem sagração de bispas. A IEAB, que aprovou a ordenação de mulheres ao sacerdócio desde 1984, já considera o princípio de que todas as ordens são acessíveis às mulheres nas mesmas condições dos homens.
 
Outras Províncias da Comunhão Anglicana já tem bispas, entre elas a dos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelandia, África do Sul, Austrália e Cuba. Outras Províncias tem legislações que permitem o acesso das mulheres ao episcopado embora não tenham elegido ainda nenhuma mulher: Bangladesh, Mexico, Japão, Hong Kong, Gales, Sudão e América Central.
 
Dom Francisco de Assis emitiu uma declaração de apoio à decisão da Igreja da Inglaterra nos seguintes termos: "Acolhemos com alegria a decisão do Sínodo da Igreja da Inglaterra em aprovar a sagração de mulheres ao episcopado. Que esta decisão fortaleça ainda mais a missão da Igreja e que os dons oferecidos pelas mulheres revelem cada vez mais a face maternal da Igreja. Que esta maturidade e inclusividade transforme a nossa maneira de dialogar com o mundo e garantir a igualdade de todas as pessoas na vida de fé e serviço ao mundo".

Nenhum produto no carrinho.