Notícias

Presidente do CONIC participará da assembleia do CMI na Alemanha

O presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), pastor Inácio Lemke, confirmou participação na assembleia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro deste ano, na Alemanha.

Esta, que será a 11ª assembleia do CMI, terá como tema “O amor de Cristo conduz o mundo à reconciliação e à unidade”. A assembleia do CMI é um momento especial na vida das igrejas-membro, parceiros ecumênicos e outras igrejas, pois reúne mais de 4.000 participantes de todo o mundo. É uma oportunidade única para as igrejas aprofundarem o compromisso com a unidade e o testemunho comum. Isso faz das assembleias do CMI um dos maiores encontros ecumênicos do mundo.

Mensagem do CONIC à assembleia do CMI

“O CONIC quer levar uma mensagem de esperança e unidade às irmãs e aos irmãos que estarão conosco reunidos na assembleia do CMI. Num mundo marcado por grandes problemas sociais, rupturas, ameaças de guerra, epidemias, fome e uma série de problemas ambientais de difícil resolução, precisamos reafirmar a nossa insistente esperança, além da importância de nos mantermos unidos se quisermos alcançar alguma mudança. Cabe lembrar que firmar relações ecumênicas no contexto atual é de suma importância. Vamos lá reabastecer nossas esperanças por um mundo melhor na Casa Comum”, pondera o pastor Inácio.

Amor, o coração da assembleia

“O amor de Cristo, que está no coração do tema da assembleia, se situa num contexto trinitário e desenvolve o ponto de vista expresso no documento ‘Concepção e visão Comum do CMI’, segundo o qual o fim do amor de Deus encarnado em Jesus Cristo é a reconciliação e a unidade de todos, do cosmos como um todo”, explica o secretário-geral interino do CMI, rev. Ioan Sauca.

Unidade onde há divisão

Segundo o pastor Kenneth Mtata, secretário-geral do Conselho de Igrejas do Zimbábue, o tema da assembleia explora como o amor é um dos pilares fundamentais da fé cristã, sobre o qual se podem construir confiança e esperança, e enfatiza a necessidade de um “ecumenismo do coração” e uma busca de unidade “não só intelectual, institucional e oficial”, mas também baseada na relação, na oração comum e no amor recíproco. “Um mundo que exige amor profundo, convivência, justiça e esperança precisa de Igrejas que estejam visivelmente em comunhão, que aspirem à unidade onde há divisão e que descubram um novo futuro para a humanidade e para toda a criação”, conclui o pastor Mtata.

 

Mais informações

O CMI preparou uma página, dentro do próprio site, com informações alusivas à assembleia. Para acessar, basta clicar aqui. Ali você encontra aprofundamentos relacionados ao tema, materiais de apoio e dados complementares.

CONIC com informações do CMI e do Vatican News

Foto: Gloria Koymans/WCC

Nenhum produto no carrinho.