Artigos e Reflexões

Exílio, Profecia e Libertação

“Que fora levado de Jerusalém para o exílio por Nabucodonosor, rei da Babilônia, entre os que foram levados prisioneiros com Joaquim, rei de Judá. “ (Ester 2:6).

 

Por Marcos Aurélio*

 

O exílio Babilônico em 587.a.C, marcou profundamente a vida do povo Hebreu. Tempos de dor e sofrimento. Sob a ordem de Nabucodonosor, houve uma deportação em massa. Lideranças, militares oficiais, inclusive o Jovem Joaquim, Rei de Judá foram levados cativos. O povo ficou na sua terra, Jerusalém, debaixo de opressão. Esse foi um período crítico para o povo de Deus. O exílio gerou guerra, fome, doenças, desespero e opressão. Este contexto resultou em lamentações, como expressa o profeta Jeremias:
“Por isso digo: “Meu esplendor já se foi, bem como tudo o que eu esperava do Senhor”. (Lamentações 3:18).
Era compreensível essas lamentações em meio ao desespero ao ver a desarticulação de um povo que agora estava sem liderança, sem um rei para governar, suas mulheres e crianças sendo vitimadas pela violência, vendo o templo parcialmente saqueado e principalmente saber que daquele momento em diante, sofreriam opressão em sua própria terra. Entretanto a dor em meio ao sofrimento e lamentações traz algo que surpreende e anima. Na opressão e na dor nasce a esperança!
Esta é a palavra animadora, desafiadora, cheia de amor e coragem do profeta:
“Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. ” (Lamentações 3:21-24).
A Esperança nasce em meio a dor do povo. A palavra de Jeremias da parte de Deus vem cheia de amor, misericórdia e esperança. É a manifestação do Deus libertador que desce para uma ação libertária com o seu povo. Esta não é uma esperança meramente superficial, ou distante da realidade e contexto da vida do povo Hebreu. Não! Ela nasce em meio ao sofrimento, na realidade do chão da vida, da história de um povo que luta por libertação. A palavra do profeta é desafiadora e chama o povo para a luta e resistência, para um levante de liberdade, para uma vida de arrependimento e fidelidade ao Deus JAVÉ.
Esta frase do Padre José Comblim expressa muito bem qual era a visão de esperança do profeta para o povo na época do exílio bíblico na Babilônia como também nos diversos exílios ocorridos na história da humanidade.
Comblim diz:
“Ter esperança não é sonhar num mundo diferente, mas trabalhar para que este seja melhor – ao menos em alguns setores. ”
O povo hebreu não deveria ficar apenas sonhando em uma esfera irreal, distante da realidade, mas em uma ação concreta e libertária, confiando nas promessas de Deus, com coragem, deveriam dar continuidade aos afazeres da vida. Esta foi a palavra do profeta de Deus por meio da carta aos exilados:
“Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados, que deportei de Jerusalém para a Babilônia: “Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos. Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com seus filhos e deem as suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas. Multipliquem-se e não diminuam. Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela”. (Jeremias 29:4-7).
O exílio bíblico na Babilônia tem também um caráter místico e simbólico. Diversos exílios ocorreram na história da humanidade. Podemos citar o exílio romano como pena ao condenado, no qual as pessoas exiladas eram consideradas animais, o exílio Galego na Espanha em 1936, do povo pobre do nosso Nordeste que corajosamente fogem da seca e da fome, do exílio político no Brasil na época da ditadura em 1964, estes por se opor ao regime militar imposto na época. Estes e muitos outros registrados na história.
A mensagem profética do exílio traz para nós hoje um levante de coragem e esperança. Em meio a tantos exílios da vida, perda de nossos direitos, opressão ao pobre, violência contra mulheres, crianças, homossexuais e negros da periferia, agricultores expulsos de suas terras, gente pobre sem teto, genocídio de índio e quilombolas, sobretudo o brutal descaso do governo Bolsonaro com as vítimas da Covid 19. É preciso ouvir a profecia!
“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. ” (Jeremias: 3.21)
Aí está a nossa esperança, a nossa força vem do Senhor na luta libertária com os oprimidos.Como povo de Deus não deixemos a profecia morrer, levantemos a nossa voz em tom de indignação, movam-se os nossos pés em caminhada, abram-se as nossas mãos para servir na luta pela libertação!
*Marcos Aurélio dos Santos, CEBI Rio Grand do Norte
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×