O Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) coordenou nos dias 11, 18 e 25 de maio de 2022, etapas de uma oficina sobre Práticas Sustentáveis e Consumo Consciente, a fim de provocar partilhas de experiências, tendo em vista os projetos de sustentabilidade que construímos a partir da água, à luz do sagrado nas Vidas e na Bíblia.
A oficina aconteceu na modalidade virtual, pela plataforma Zoom.
Os momentos foram facilitados pelo bispo Humberto Maiztegui, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) e foram estruturados da seguinte forma, no decorrer dos dias: Água, Sagrado Vital Essencial; Água e Libertação; Água e Profecia.
No contexto da oficina perguntou-se às pessoas do grupo sobre os aprendizados, para além do conteúdo. Entre as partilhas, ressalta-se, na íntegra:
A essencialidade da complementaridade dos pontos de vista das pessoas inseridas em realidades geográficas, culturais, espirituais e movimentos sociais diversos…
A metodologia, a partilha de experiências, a escuta…
Ver na Bíblia a questão da água e ouvir experiências boas…
Além disso, as pessoas foram provocadas a dizerem sobre o que gostaram na oficina. Algumas partilhas, na íntegra também:
A diversidade e a riqueza dos relatos de experiência de regiões bem distintas do país – o mesmo em relação ao que foi construído em cada grupo e compartilhado. Muitos pontos de aproximação com enfoques diferentes. Isso é enriquecedor e traz esperança e oxigênio para nossas lutas.
O olhar diferente para os textos bíblicos presenteados.
A metodologia.
Além disso, uma pessoa do grupo destacou o papel sensibilizador da mística nos processos da oficina e assinalou que isso é fundamental na caminhada.
Por fim, no último dia da oficina, as pessoas do grupo apresentaram símbolos de sua caminhada com a água, ser sagrado vital, os quais foram contemplados com a seguinte oração:
Senhor, já na origem da criação a Ruah divina pairava sobre as águas a abençoando. Fizestes o orvalho da manhã para nos presentear com um novo dia. Com a chuva fecundas a terra, fazendo brotar os frutos para nos alimentar.
Formastes de água e com a água os olhos d’água, os córregos, os rios, os igarapés, os mares, e principalmente nossos corpos que são água, desde sua formação, quando modelastes o primeiro homem e a primeira mulher à vossa imagem e semelhança.
Faz-nos entender que a água é sagrada e direito para a vida. Que possamos compreender a essência da água não pelo que ela oferece, mas pelo que ela é: profecia, luta e resistência no deserto das mudanças climáticas. Que possamos dizer sempre: “eu te peço desta água que tu tens; és água viva, és vida nova, faz-nos renascer, faz-nos reviver, queremos água desta fonte de onde vens”. Amém!
Equipe de Formação, 27 de maio de 2022.