Notícias

Plateia lotada recebe Ivone Gebara em Roda de Diálogo sobre Estado laico e teologia feminista

A performance teatral do Grupo Bumbá, organização apoiada pela CESE que atua na formação artística da juventude de Pituaçu (bairro da periferia de Salvador), abriu a Roda de Diálogo “Estado Laico: O Olhar Feminista de Ivone Gebara”. Esquetes com diversas situações que expressam violações de direitos sofridas por mulheres e marcos históricos do feminismo deram o pontapé inicial do evento, envolvendo a plateia para discussão sobre laicidade do Estado e teologia feminista. Realizado nesta quinta (19), na Biblioteca Pública dos Barris, o evento foi uma realização da CESE, com apoio da Fundação Pedro Calmon, Biblioteca Pública do Estado da Bahia e da Faculdade de Educação da UFBA – Rádio FACED web.

Sônia Mota, diretora executiva da CESE, foi a anfitriã da noite e contextualizou o momento histórico vivido pelo Brasil. “Temos atualmente o Congresso mais conservador desde 1964. As conquistas que tivemos até hoje, depois de muita luta, estão seriamente ameaçadas. Temos sentido pela atuação da bancada BBB [Boi, Bala e Bíblia]. Destacamos o forte ataque aos movimentos feministas e a invisibilização da sua agenda de luta por direitos, com gradativos retrocessos aos direitos das mulheres, dos LGBTTs, da população negra. O que dizer da retirada da discussão sobre identidade de gênero e sexualidade nas escolas retirada do Plano Nacional de Educação? Nos atuais moldes, os nossos representantes políticos legitimam leis com fundamento bíblico e distorcem fundamentos cristãos para beneficiar determinadas igrejas e deslegitimar outras vertentes religiosas ou ainda impor sua fé e sua crença ao todo da sociedade”, expõe Sônia, fazendo um apanhado histórico do cenários de retrocessos dos últimos anos.

Com a proposta de Roda de Diálogo, Ivone Gebara inverteu a programação habitual de palestras: a filósofa e teóloga feminista convocou os e as participantes a fazerem perguntas para que fosse respondendo, uma a uma, durante o discurso, construindo juntxs o processo reflexivo. Pipocaram questionamentos: “Como viver minha fé no mundo político?”; “Com a retirada da discussão de gênero do currículo do Plano Estadual de Educação, como falar de Estado Laico quando o uso do nome de Deus vem para tirar direitos das mulheres?”; “Qual a diferença entre Estado Laico e Estado Ateu?”; Como viver minha fé no mundo político, como fica essa separação?”.

Na primeira parte da Roda, Ivone se debruçou em discutir a interferência de convicções religiosas em decisões políticas. “Políticos são seletivos ao usar o nome de Deus. A base do Evangelho é a ética, ou seja, se tem pão, divida em dois. Se tem terra, vamos repartir. O que eles acessam, na verdade é a teologia do poder. A imagem de Deus é usada como alter ego”, define a teóloga feminista, acrescentando que só ter um Estado laico não é o ponto, mas também educação para atentar-se ao bem comum.

Ter um Estado laico não significa apagar a importância da cultura religiosa, na visão de Gebara. Basta observar como o budismo é relevante para a cultura indiana ou o xintoísmo para Índia. A teóloga refuta os radicalismos, apontando como o Estado leigo pode nos convidar a refletir sobre o pluralismo cultural.

Também alertou o público sobre como a discussão sobre Estado laico acaba se centrando no campo jurídico. “A afirmação de Estado laico deve conter uma gama de direitos, como o das mulheres, que devem entrar como parte da concepção de Estado Laico: o direito ao nosso corpo, as nossas decisões, à nossa saúde física e emocional”.

“Nos mulheres temos que falar mais, mais e mais”

A entrada da mulher no espaço público, político é o momento em que Ivone Gebara define como o início das discussões em torno do feminismo.“Você sabe por que mulheres têm dificuldade em obedecer mulheres? Nossas emoções foram educadas, dizendo que este não é o nosso lugar e homens recebem educação de que esse não é lugar das mulheres. Nossas formulações nem sempre passam pela razão, passam pela emoção também”. Por essa razão, emenda a filósofa, que para muitos homens, mulheres não tem direitos, é como se tivessem seu direito usurpado por elas. “Por isso que tem muita gente que xinga a presidente eleita sem saber. E se você perguntar o porquê, insistir, você percebe que as respostas não tem substância”, esclarece.

Ivone completa a linha de raciocínio, evidenciando que, para muitos homens, o Estado laico é apenas político – mas limitado politicamente a uma concepção de política. Já para mulheres, está relacionado à liberdade sobre seus corpos. “Mas essa concepção [a última] não entra na concepção de Estado leigo que está na Constituição”.

“Proponho mudanças efetiva das mulheres. Não basta afirmar que Estado laico, é preciso saber que significado estamos dando à laicidade, exigir, provocar ações, denunciar. Nós mulheres temos que falar mais, mais e mais”, finaliza, convidando às presentes na Roda de Diálogo para atuarem mais incisivamente na esfera pública para o fortalecimento de direitos no campo de gênero.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×