Notícias

PL da Terceirização será votado em meio a protestos

PL da Terceirização será votado em meio a protestos

Centrais sindicais e movimentos sociais da cidade e do campo farão mobilizações em vários estados contra o PL 4.330; parlamentares discutem emendas sobre os artigos mais polêmicos do projeto.

Em meio a protestos organizados pelas centrais sindicais, a Câmara dos Deputados deve retomar nesta quarta-feira (22), a votação dos destaques do PL 4.330, sobre terceirização. Há uma semana a votação foi adiada justamente após manifestações realizadas em todo país pela CUT, CTB, MST e outros movimentos sociais.

A ideia das lideranças sindicais é pressionar os parlamentares pela retirada do projeto de lei. Serão organizados atos nos aeroportos, praças e portas de fábricas. A CTB, por exemplo, convocou seus dirigentes para uma vigília que se iniciará às 10 horas no PASSI (Posto Avançado de Ação Sindical, Social e Institucional), em Brasília, e seguirá para o anexo 2 da Câmara dos Deputados. Outro fator a ser explorado pelos sindicalistas será a divulgação dos nomes e fotos dos deputados que votarem a favor da terceirização.

Na votação de hoje estarão em pauta as emendas sobre os artigos mais polêmicos do projeto, como a permissão para a terceirização na atividade-fim das empresas, hoje proibida no Brasil. Sindicalistas e advogados trabalhistas entendem que, se aprovada, a medida abrirá brechas para que as empresas substituam contratados por terceirizados com a redução de salários e benefícios.

Outro item em votação é a responsabilidade solidária. O texto determina que, em caso de não pagamento pelas empresas terceirizadas, a empresa tomadora de serviço somente arcará com as dívidas trabalhistas se comprovada a ausência de fiscalização. Com isso, o trabalhador somente acionaria a companhia principal após esgotados todos os recursos de cobrança contra a terceirizada.

Texto: Guilherme Franco

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×