Notícias

Papa Francisco defende que pena de morte é inadmissível

Papa Francisco defende que pena de morte é inadmissível

Em reunião recente com a Comissão Internacional contra a Pena de Morte, o Papa Francisco reiterou que a pena capital é inadmissível, seja qual for a gravidade do delito cometido pelo condenado. "É uma ofensa à inviolabilidade da vida e da dignidade da pessoa humana, que contradiz o desígnio de Deus sobre o homem e a sociedade, e sua justiça misericordiosa, além de impedir o cumprimento de qualquer finalidade justa das penas. Não se faz justiça às vítimas, mas apenas fomenta a vingança'', assinala o Sumo Pontífice em uma carta entre a Federico Mayor, presidente da Comissão.

O Papa afirma ainda que, para um Estado de direito, a pena de morte representa um fracasso, porque obriga a matar em nome da justiça, mas nunca se alcançará a justiça matando um ser humano. "Com a aplicação da pena capital, é negado ao condenado a possibilidade de reparação ou emenda do dano causado; da possibilidade de confissão, pela qual o homem expressa a sua conversão interior; e da contrição, pórtico do arrependimento e da expiação, para chegar ao encontro com o amor misericordioso de Deus”. Francisco observa ainda que a pena de morte é, ademais, um recurso frequente de alguns regimes totalitários e de grupos de fanáticos para exterminar dissidentes políticos, minorias e todo o indivíduo etiquetado como ''perigoso'', o que pode ser percebido como uma ameaça ao seu poder ou à consecução de suas metas''.

Para o Papa, outras penalidades, como a prisão perpétua, devem ser vistas como penas de morte encobertas, pois impossibilitam o condenado a projetar um futuro em liberdade, "não se priva o culpado de sua liberdade, mas se tenta privá-lo da esperança”.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×