Notícias

Os estertores de uma (quase) Civilização brasileira

por Xico Assis*

Nesta tarde tomei conhecimento de que um político brasileiro, representante destacado do povo LGBT, Jean Wyllys, renunciou ao mandato conquistado brilhantemente nas urnas e vai para o exterior. Isso, em linguagem clara, se chama exílio. Pode-se dizer que ele é o primeiro exilado político do governo que completa recém 24 dias.

As razões da decisão são fortes: insegurança, ameaças de morte, acusações infundadas que lhe afetam a saúde emocional e, claro, a sensação de sério risco que neste país vive quem tenha uma agenda que contemple defesa de direitos sociais, ambientais, étnicos e de gênero. A repercussão transpõe fronteiras, partidos e certamente torna o Brasil um país com menos qualidade de liberdade política. Vivendo certamente uma triste porção da sua história onde o princípio civilizatório está em risco, vivendo estertores que preocupam.

O gesto de Jean é um gesto de coragem, apesar de seus detratores festejarem esta decisão como um “arrego”, palavra que no nordeste significa fraqueza, covardia e outros sentidos conexos com a ideia de fragilidade.

O gesto de Jean é de resistência inteligente. E sabe por que? Porque chega de Marielles e Andersons, cujas vidas foram retiradas por causa de suas militâncias em defesa dos direitos humanos. Até o momento, seus algozes ainda se escondem por trás do manto de impunidade. As mesmas forças que mataram Marielle e Anderson estão ávidas por novos corpos. Não podemos lhes dar mais heróis tombados! Nós precisamos da voz e da militância das pessoas aqui no Brasil, é verdade, mas igualmente de quem possa construir fora do Brasil uma rede de solidariedade para resistir aos avanços do fascismo. Se, nos anos de chumbo, as baionetas impuseram o seu projeto, agora os votos de uma sociedade esgarçada, manipulada, trazem uma sustentação eleitoral que de maneira nenhuma pode se pretender comprometida com o maioria do povo brasileiro.

Meu receio é de que o gesto de Jean seja seguido por outras pessoas. Eu espero que mantenhamos nossas mãos cada vez mais unidas, sem largar ninguém, para a resistência cidadã. O mundo está se dando conta do risco que nossa frágil democracia vive. Tudo que se levou anos e décadas para construir está se desfazendo. O Brasil precisa voltar a respirar ares de civilização. E você Jean, onde estiver, vai estar em segurança para ajudar a construir a resistência contra as forças que querem destruir nossa natureza, nossos direitos e nossa liberdade de existir!

Por Xico Assis, publicado no blog do autor.

Foto de capa: trailer de documentário ‘Entre os Homens de Bem’, disponível em www.huffpostbrasil.com/2016/09/19/entre-os-homens-de-bem-jean-wyllys-enfrenta-conservadorismo-e_a_21698449/

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×