É com imenso pesar que o Conselho Nacional do CEBI e o CEBI-RR e a região Amazônica comunica a páscoa de nossa querida companheira Nilva Cardoso Baraúna.
Nilva foi fundamental para a formação e manutenção do CEBI-RR, com sua atuação nos círculos bíblicos nas comunidades e nos cursos de formação, também participou do Conselho Nacional representando a Região Amazônica, e atualmente ajudava a equipe de formação nacional. No último encontro presencial da equipe de apoio da Formação em São Leopoldo/RS apontava importantes passos para o CEBI no âmbito da formação e estava contribuindo nos encontros de formação virtual do CEBI.
Nilva, uma mulher de luta, pois estava inserida nas causas ambientais, sociais e nos direitos das crianças e dos adolescentes. Professora e formadora de consciências e apaixonada pela Leitura Popular da Bíblia. Facilitou muitos cursos e escolas bíblicas na região amazônica.
Nilva, na convivência por mais de 40 anos com o seu amado companheiro, Rui Baraúna, formou uma linda família e muito se dedicou na formação e educação de seus três filhos, Renato, Alexandre e Fabiana e de suas duas netinhas: Sarah e Maitê.
Nilva atuou nos anos 2015 a 2017 no Conselho Nacional do CEBI e participou das reuniões representando a região amazônica e os desafios de fazer acontecer a Leitura libertária, popular e ecumênica na região.
Eis alguns registros de sua participação
Na gestão do atual Conselho Nacional (2017-2020), Nilva integrou a equipe ampliada da formação, contribuindo com as discussões sobre os rumos da Leitura Popular da Bíblia.
Paulo escreveu para a comunidade de Corinto: “Eis que vou lhes revelar um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1Cor 15:51-52). À luz das palavras de Paulo para a comunidade de Corinto, transmitimos para cada um/a que conviveu com Nilva Baraúna, a certeza da ressurreição que produz em nós fé e esperança na vida transformada e que esta mulher de luta pela vida e apaixonada pelo Reino está e estará sempre presente entre nós através das bonitas lembranças e das memórias. Estendemos nossa solidariedade, nossos sentimentos de compaixão para sua família querida: Rui Baraúna, Renato, Alexandre, Fabiana, Sarah e Maitê. Também para o CEBI-RR e a região amazônica através de Jonathan que recebeu de Nilva impulso e garra para abraçar as causas de uma leitura engajada da Bíblia.
Nilva Cardoso Baraúna, sempre presente!