Não categorizado

Vem pra rua!: A parábola da persistência (Odja Barros)

Vem pra rua!: A parábola da persistência  (Odja Barros)

Odja Barros é pastora batista, Diretora Adjunta do CEBI e coautora do livro Como um só povo – reflexões em torno da unidade da Igreja

 

As manifestações populares que estamos presenciando no Brasil durante esta semana me fizeram lembrar a parábola narrada por Jesus em Lucas 18:1-8: A parábola da viúva Persistente. Uma parábola muitas vezes superficialmente interpretada que limita a força da parábola apenas a persistência na oração. Ignora-se que, para além da persistência na oração, a parábola traz uma mensagem forte de luta incessante, persistente e impaciente pela justiça. Luta que uma pobre viúva enfrenta diante de um insensível juiz. Ela o enfrenta com uma atitude obstinada e até agressiva em busca de justiça.

O que nos conta a Parábola?

A história que Jesus conta é a de uma viúva sem recursos que busca justiça de certo juiz contra um "adversário". Sobre esse juiz é dito que ele não teme a Deus e nem se importa com as pessoas. Não se sabe qual era a causa que aflige o direito dessa mulher. Mas, além de sofrer a ação do seu adversário, ainda trava uma luta obstinada contra a corrupção do magistrado que, desprovido de temor a Deus e interesse pelas pessoas, é levado apenas pelo seu próprio interesse, pelos subornos ou intimidação. A pobre viúva, sem dinheiro ou poder, tem a seu favor apenas o recurso da intimidação, da persistência. A ação da viúva é expressa como uma ação contínua e ameaçadora que atinge o juiz onde ele poderia ser atingido: na preocupação egoísta do seu próprio conforto. Nesta mulher obstinada, o insensível magistrado encontrou adversário à sua altura. Ele podia ter sido assaltado por persistência obstinada antes, mas nenhuma que igualasse aos apelos infindáveis e insistentes desta mulher. Ele lhe fez justiça, não porque fosse justo ou mesmo compassivo, mas porque percebeu que não conheceria um momento de paz até que o fizesse.

Persistência na luta

As viúvas e os órfãos eram, no mundo antigo e do ponto de vista estrutural, sempre as primeiras vítimas das injustiças e alvos de descaso e de tentativas de fraude e exploração. Desde o Antigo Testamento, Deus aparece intervindo em defesa dos grupos que sofrem essa injustiça estrutural. A viúva da parábola de Lucas 18:1-8 chama a nossa atenção pela sua persistência na luta pelos seus direitos. Ela se fundamenta no direito divino. Ela faz isso assumindo uma atitude ruidosa e agressiva, talvez até recorrendo a gritos. A atitude dessa mulher é, do começo ao fim, destacada como referência de quem se deve aprender. Diante da violência do sistema injusto, é preciso resistir com firmeza e intrepidez. Essa mulher está aparentemente numa situação desesperadora. Ela é uma mulher num mundo de homens, uma viúva sem dinheiro e sem proteção social. Não se pode apelar ao juiz mediante o senso de dever para com Deus, e parece que o juiz não se sentiria envergonhado ou constrangido de qualquer ato mau ou injusto que cometesse contra pessoas inocentes. O juiz injusto retrata as estruturas de opressão às quais as pessoas estão submetidas. Mas, a parábola concentra sua atenção na atitude obstinada da viúva que persistentemente dobra o juiz a ouvir e julgar a sua causa. Ela não consegue converter o coração do juiz, mas o incomoda a ponto de ele ter que atendê-la.

O contexto da parábola e o contexto da luta

O contexto, no qual Jesus propõe essa parábola, inicia-se no capítulo 17:20 de Lucas com uma conversa sobre a vinda do reino de Deus. Jesus é interrogado pelos fariseus a respeito de quando viria o reino de Deus. Jesus lhes responde enigmaticamente: "O reino de Deus já está entre vós". Depois se dirige aos discípulos fazendo uma memória de dois momentos: Os dias de Noé e os dias de Ló. Nesses dias, o povo vivia comendo, bebendo, casando-se, vendendo, comprando, plantando e construindo, até que veio o juízo. É nesse contexto que Jesus introduz a parábola que versa sobre justiça e juízo, advertindo aos discípulos para não desanimarem na luta ativa de fazer presente o reino de Deus que é justiça, paz e alegria (Romanos 14:17). Acredito que é nesse contexto que Jesus introduz o exemplo da viúva persistente como modelo a ser seguido pelos discípulos. A advertência de Jesus é para que a espera pelo reino seja uma espera ativa e persistente.

O contexto atual não é diferente do contexto da parábola: uma maioria do povo gasta sua vida numa espera passiva do reino: comendo, bebendo, comprando, vendendo, adquirindo somente para si. Talvez existam, entre estes, alguns que já tiveram fé e lutaram ativamente pelo reino de justiça, paz e alegria. Porém, com o passar do tempo, perderam a fé e a esperança e abandonaram a fé e a esperança ativa na vinda do reino. No final, Jesus conclui a parábola perguntando: quando o filho do homem vier achará fé na terra? O perigo é que, ao perder a fé e a esperança ativa no reino de Deus, deixamos de ser "viúvas persistentes" na luta pela justiça para tornar-nos "juízes insensíveis" que já "não teme a Deus e não se importa com as pessoas". Não estariam aí muitas pessoas da classe média brasileira que hoje se importam apenas com a preservação do seu próprio conforto e que se sentem incomodadas pelo barulho das viúvas persistentes?

Vem pra rua!: A parábola da persistência

A parábola apresenta a fragilidade de uma viúva que assume uma atitude persistente que incomoda o juiz. Essa parábola retrata bem o movimento que surpreendeu a nação brasileira. A força de um movimento que cresce e se fortalece, incomodando "os juízes" do nosso País que não se importam com as pessoas. Pessoas que pagam caro por um transporte público de péssima qualidade, pessoas que estão sofrendo a falta de boa educação e saúde, pessoas que são vítimas das injustiças e corrupções, isto é, as verdadeiras atitudes violentas e agressivas que devia envergonhar o povo brasileiro, pessoas indígenas que têm sido assassinadas e violentadas nos seus direitos, comunidades quilombolas, pobres excluídos e todas as pessoas que representam as "viúvas injustiçadas" dos nossos dias. É por essas pessoas que devemos ir às ruas. É por essas pessoas que devemos enfrentar todos os juízes e sistemas injustos desse país. Concluo com uma pergunta: de que lado nós estaremos como Igreja? Ao lado do juiz incomodado atingido no seu conforto egoísta ou ao lado da viúva persistente que fazem barulho para incomodar o juiz injusto?

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×